MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia do Comerciário deixa lojas fechadas em Nova Friburgo

Data foi antecipada na cidade após acordo firmado em convecção coletiva

Por Matheus Oliveira
20/08/18 - 13:34
Dia do Comerciário deixa lojas fechadas em Nova Friburgo Lojas em Nova Friburgo ficam fechadas durante o Dia do Comerciário e o movimento na cidade diminui. | Foto: Gee Santos

As lojas de Nova Friburgo ficarão fechadas nesta segunda-feira, dia 20 de agosto, devido ao feriado do Dia do Comerciário, que na cidade foi antecipado em convenção coletiva da categoria, firmado com o Sindicato dos Empregados do Comércio.

A decisão aprovada por empresários e funcionários se deve ao fato de agosto ser um mês sem feriados. No restante do País, a data é comemorada no dia 30 de outubro.

“Na época, tivemos essa ideia porque em outubro há mais feriados e em agosto, não. Nosso comércio se acostumou com a celebração em data diferente de outros municípios'', afirmou Braulio Rezende, presidente do Sindicato do Comércio (Sicomércio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Segundo o Sincomércio, o setor está autorizado a funcionar nos próximas cinco feriados, desde que se cumpra as exigências acordadas na convenção coletiva: 7 de setembro - Independência do Brasil; 12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro - Finados; 15 de novembro - Proclamação da República; e 20 de novembro - Consciência Negra. O comércio só não está autorizado a abrir no dia 25 de dezembro, quando é celebrado o Natal.

O presidente da CDL e do Sincomercio destacou que tal autorização visa garantir serviços essenciais à população e dar liberdade a todos os empresários, sejam eles dono de grandes ou pequenos estabelecimentos.

“As grandes redes de varejo entravam com pedido na Justiça para garantir a abertura nos feriados, enquanto as empresas menores ficavam em desvantagem. Depois que incluímos essa cláusula na nossa convenção, todas as lojas de Nova Friburgo desfrutam de iguais condições”, concluiu.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.