MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Detran-RJ disponibiliza notificações e autos de infração de trânsito online

Departamento está realizando processo de digitalização para facilitar o acesso aos serviços

Por Redação Multiplix
10/02/21 - 15:12
Detran-RJ disponibiliza notificações e autos de infração de trânsito online Detran-RJ está disponibilizando ferramenta online de conulta de autuações | Foto: Divulgação/Detran-RJ

O Detran-RJ está passando por um processo de digitalização. Em mais uma etapa, agora o motorista pode acessar, no próprio site do departamento, uma ferramenta de consulta na qual o requerente vai poder visualizar o andamento das autuações, bem como fazer download de cópias em PDF de autos de infração, notificações e Avisos de Recebimento (AR).

“Estamos desburocratizando o procedimento de consulta de infrações. Nossa intenção é facilitar a vida da população, além de deixar o processo mais transparente”, ressalta o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.

Segundo informações do Detran-RJ, este novo procedimento destina-se a consultas de autos de infração de competência estadual, ou seja, iniciados pelas letras C ou E. O usuário terá a possibilidade de baixar multas lavradas por Detran, Polícia Militar e Operação Lei Seca, por exemplo.

Ainda de acordo com o departamento, a cópia do documento poderá ser baixada acessando o portal e clicando no menu “Infrações”, ou pelo link.

Antigamente, para conseguir os documentos, o requerente precisava comparecer à sede do Detran-RJ ou se cadastrar no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como usuário externo e fazer uma petição, que era atendida manualmente por servidores da Central de Recursos.

Confira os serviços disponíveis de forma digital:

  • Agendar no site os principais serviços prestados pelo departamento, nos setores de veículos, habilitação e identificação civil
  • Dar entrada e acompanhar recursos de multas (de competência estadual) e processos de cassação de CNH e suspensão do direito de dirigir
  • Obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no formato digital, bastando baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O usuário não precisa mais agendar e comparecer a uma unidade de atendimento para receber o documento impresso, facilitando o procedimento de licenciamento anual
  • Abrir, por e-mail, os seguintes processos: devolução de taxas, averbação de CNH estrangeira, baixa de restrição de veículo, baixa de veículo, certidão de inteiro teor, perícia médica, reabilitação e regularização de motor
  • Atendimento on-line a familiares de vítimas de acidentes de trânsito, realizado pelo Núcleo de Apoio à Vítima de Trânsito (NAVI)

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.