MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Número de casos suspeitos de coronavírus em Nova Friburgo sobe para três

Dois pacientes estão em isolamento domiciliar e um está internado no Hospital Municipal Raul Sertã; Secretaria de Saúde realizou coletiva de imprensa na tarde desta sexta, 28

Por Redação Multiplix
28/02/20 - 16:43 | Atualizada em 28/02/20 - 17:53
Número de casos suspeitos de coronavírus em Nova Friburgo sobe para três Luiz Felipe Tarragó, chefe da infectologia da Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, e Fabíola Braz, subsecretária de Vigilância em Saúde, confirmam 3 casos suspeitos de coronavírus no município | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, agora possui três casos suspeitos do novo coronavírus. A informação foi confirmada oficialmente na tarde desta sexta, 28, em coletiva de imprensa, na sala de gestão da prefeitura.

Participaram da coletiva, Luiz Felipe Tarragó, chefe da infectologia da Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, e Fabíola Braz, subsecretária de Vigilância em Saúde.

O primeiro caso suspeito, divulgado ontem, é o de uma paciente atendida no Hospital da Unimed e que recebeu alta na quarta-feira, segundo informação do próprio hospital. Ela apresentou os sintomas após retornar de uma viagem de cruzeiro à Argentina, onde teve contato com tripulantes italianos. Alguns deles tinham sintomas de gripe.

O segundo caso suspeito, divulgado nesta sexta, é de outra mulher, que apresentou sintomas após retornar de uma viagem à Alemanha. Ela foi atendida, desta vez no Hospital São Lucas, examinada e liberada.

Em ambos os casos, as pacientes voltaram para suas respectivas casas, orientadas a ficarem em isolamento por 14 dias, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

O terceiro caso suspeito é de um homem que está internado e isolado no Hospital Municipal Raul Sertã. Ele estava no mesmo cruzeiro que a paciente do primeiro caso. O estado dele não é grave, mas sua saúde já era frágil, de acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz.

Todos os pacientes passaram por coletas de materiais que foram enviados ao laboratório de referência do estado, o Lacen-RJ, que encaminhou para a Fiocruz, conforme o protocolo Charité.

Ainda segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, inicialmente os resultados dos testes estavam saindo em cerca de 24 horas, mas, diante do aumento no número de casos suspeitos no estado, a demanda do laboratório aumentou bastante. Portanto, não há como saber quando haverá um diagnóstico, seja positivo ou negativo.

Os casos foram notificados à Secretaria de Estado de Saúde.

Orientações à população

O chefe da infectologia da Secretaria de Saúde, Luiz Felipe Tarragó, disse que não há motivo para pânico e deu dicas para a população. Elas são válidas para quem apresentar sintomas parecidos com os da gripe. As orientações são:

  • Evitar locais com aglomerações;
  • Higienizar as mãos, preferencialmente com água e sabão. Em casos em que não tenha como lavar, passar álcool gel;
  • Manter ambientes ventilados;
  • Evitar tossir sem cobrir o rosto.

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.