MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Covid-19: pesquisa da Uerj ganha reforço com financiamento da ONU

Projeto participou de concorrência internacional e analisa carga viral do novo coronavírus nos ambientes

Por Redação Multiplix
01/10/20 - 09:32
Covid-19: pesquisa da Uerj ganha reforço com financiamento da ONU Pesquisa é feita pelo Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais (Laramg) do Departamento de Biofísica e Biometria da Uerj | Foto: Reprodução/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) recebeu um reconhecimento internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo projeto que analisa a carga viral da Covid-19 nos ambientes.

Desde o início da pandemia, a equipe envolvida na pesquisa vem mapeando locais de grande circulação na capital do estado, como as comunidades da Rocinha e Dona Marta, além do Centro da cidade.

A Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (AIEA-ONU) vai financiar equipamentos completos para auxiliar nessas análises. No total, de acordo com a universidade, os itens somam o valor de R$ 500 mil, e a principal aquisição é um aparelho de RT-PCR.

“Nossa proposta de pesquisa não é voltada para o impacto direto do coronavírus no organismo das pessoas, e sim para sua presença no ambiente. Com a aquisição deste aparelho próprio, os resultados sairão em apenas dois dias”, disse o professor Heitor Evangelista, do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais (Laramg) do Departamento de Biofísica e Biometria da Uerj.

Sem os aparelhos, os pesquisadores precisavam levar as amostras para análise em outro laboratório da Uerj (Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação – HLA) ou para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o que dificultava na agilidade do mapeamento.

“Esperamos que isso ajude as autoridades responsáveis a pensar em políticas públicas que, de fato, contemplem as áreas mais atingidas. Mostrar aos nossos governantes que precisamos de apoio para dar continuidade às pesquisas no país”, completou Evangelista.

Os equipamentos ainda não chegaram ao Brasil, mas a previsão é de que até o fim de outubro já estejam instalados na universidade.

De acordo com a Uerj, foram muitos relatórios, fotos e dados produzidos pela equipe do Laramg para mostrar a importância de investir na análise da carga viral em ambientes populosos, como uma das estratégias de controle da doença.

Após conseguir o aval da AIEA-ONU, o grupo foi autorizado a participar de uma concorrência internacional.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.