MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Descarte irregular de lixo em bairros de Nova Friburgo enche 76 caminhões de entulho

Entre o material recolhido estão móveis, colchões, eletrodomésticos, restos de obras, galhos de árvores e lixo em geral descartados de maneira irregular

Por Redação Multiplix
10/08/18 - 14:29
Descarte irregular de lixo em bairros de Nova Friburgo enche 76 caminhões de entulho Entulho pode atrair infestações d e mosquitos, escorpiões e baratas. | Foto: Divulgação / Prefeitura de Nova Friburgo

Com o intuito de recolher o descarte irregular de lixo e melhorar o saneamento da cidade, a Subprefeitura de Olaria, Cônego e Cascatinha recolheu 76 caminhões de entulho nas ruas dos bairros nas últimas três semanas.

Entre o material recolhido estão móveis, colchões, eletrodomésticos, restos de obras, galhos de árvores e lixo em geral, que foram abandonados em vias públicas a céu aberto que foram abandonados em vias públicas. O acúmulo deste entulho misto atrai o risco de infestações de animais como escorpião, ratos e baratas.

Segundo a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, “os ratos podem trazer enfermidades com a leptospirose, enquanto a água parada permite a proliferação de mosquitos, trazendo arboviroses (doenças causadas por insetos e aracnídeos) como zika, dengue e chikungunya que, mesmo no inverno, a gente continua tendo casos. Então, lixo é veículo de doença”, ressaltou.

 Para o subprefeito de Olaria, Claudio Pereira, outro transtorno que este tipo de atitude causa é o retrabalho das equipes de limpeza.

“Nós temos muitos locais que precisam de serviços como capina, recuperação de calçamento ou tapa-buracos, mas os nossos funcionários acabam sendo deslocados para refazer um serviço de limpeza já feito há pouco tempo. Se a gente não fizer, o lixo vai redobrar o nosso trabalho, trazer doenças e entupir os bueiros”, destacou.  De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o descarte irregular de lixo ou entulho é considerado um crime ambiental, passível de multa (que pode variar de R$ 3 a R$ 4 mil) e detenção de quem for pego em flagrante.

Segundo o subsecretário municipal de Planejamento Urbano, Alexandre Sanglard, o Município tem a obrigação de recolher o lixo domiciliar, serviço que é realizado em Nova Friburgo, por meio da concessionária EBMA. Demais tipos de resíduos têm destinação de responsabilidade do seu gerador. Ou seja, seguindo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, o recomendado para descartar resíduos de construção civil é contratar uma empresa de recolhimento de entulho que seja licenciada. Nova Friburgo conta com três ou quatro empresas deste segmento. Já os eletrodomésticos, pneus, pilhas, deveriam ser devolvidos para as lojas onde foram comprados.

“O pior é que, na prática, as pessoas vão longe para tentar se livrar desse lixo e aí, jogam no rio, no mato ou em terrenos abertos. Mas precisamos frisar que todo resíduo é de responsabilidade do gerador”, declarou.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.