MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Da aldeia para o mundo

Por Ricardo Lengruber
28/05/20 - 09:32

Informação, conhecimento e opinião. Essas três palavras são muito próximas. São como que interdependentes. Só fazem sentido se caminharem unidas. Nosso tempo é repleto de informações e meios de comunicação. TV, rádio, jornal, revistas, portais, blogues; na internet e uma infinidade de aparelhos e aplicativos. Muita informação. Informação sobre tudo. Em tempo real. E o tempo todo.

Isso é bom: nos dá mais condições de decidir e escolher. Mas é também arriscado. Afinal, com tanta informação à disposição, como saber o que é e o que não é verdade? O que é notícia e o que é pura e simples fantasia? Ou, mesmo, fake news?

A grande tarefa que todos temos é processar as muitas informações e fazê-las se tornar conhecimento. Ou seja, fazer um esforço intelectual para capturar as informações e trabalhá-las por meio da inteligência e da criatividade.

Informação, por si só, é mera notícia. O nosso desafio, é fazer da informação, conhecimento; e, mais do que isso, fazer do conhecimento, opinião.

Ou seja, tomar partido das situações, defender o bem, lutar pela melhoria de vida, combater as injustiças e corrupções e, acima de tudo, disseminar a paz. Faz parte do saber, saber comunicá-lo. Quem sabe, sabe se expressar; sabe ajudar os outros a ver melhor e a tomar posições com opinião séria.

Nisso tudo, os meios de comunicação são um excelente instrumento. Tanto para alienar, quanto para esclarecer. Ao público, cabe o poder da escolha; cabe o poder de decidir sobre esse ou aquele programa, sobre esse ou aquele posicionamento. Opinião é, acima de tudo, posição.

Dessa forma, vale um destaque especial para o Portal Multiplix, nesse mês de seu segundo aniversário. É um espaço privilegiado de informação, conhecimento e opinião. A notícia perto da gente, o público local, o problema real do dia a dia, as alternativas e soluções que tem a ver diretamente conosco.

Em tempos de tanta informação e desinformação, o que nos cabe é o poder da escolha. Nada de errado em escolher o jornal de rede nacional ou o filme estrangeiro, mas só isso não basta. Está nas nossas mãos fortalecer o que é nosso, da nossa terra; e formar nossa opinião com base naquilo que realmente faz a diferença.

Por isso, a notícia bem tratada no âmbito local é, seguramente, uma potente alternativa de transformação do nosso olhar. Olhar que muda tudo. Muda o mundo!


O Portal Multiplix não endossa, aprova ou reprova as opiniões e posições expressadas nas colunas. Os textos publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores independentes.

TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.