MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, reabre com programação especial nesta sexta-feira

“Projeto Cultural Resistência Artística” será realizado durante três temporadas; confira

Por Natalia Amorim
20/05/22 - 12:12
Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, reabre com programação especial nesta sexta-feira Usina Cultural reabre as portas para o público neste fim de semana em Nova Friburgo | Foto: Franklin Vogas

A Usina Cultural Energisa, no Centro de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, inicia nesta sexta-feira, 20, uma programação especial.

O espaço será reaberto ao público para uma temporada de exposições e outras atividades com ênfase nas artes visuais.

No espaço acontecerá o “Projeto Cultural Resistência Artística”, que, segundo o gestor Wilton Neves, “pretende ir além do modelo tradicional de exposições e inserir o expectador, levá-lo a interagir ao máximo com a obra e envolver todas as áreas da Usina Cultural Nova Friburgo”.

No total, vão ser três temporadas. Cada uma delas, com os seguintes temas: Mundocircus, Jovens Artistas e Artes Urbanas, com duração de dois meses e atividades complementares como mesas redondas, palestras, imersões, oficinas, além de homenagens a artistas friburguenses.

“A proposta é reativar o Espaço Cultural, de fundamental relevância para a sociedade friburguense, valorizando a classe artística e oferecendo cultura, conhecimento, lazer e bem-estar.”, reforça Wilton.

Todas as exposições serão híbridas, isto é, oferecerão a experiência presencial e virtual, através das redes sociais.

Veja a programação

1ª Temporada - Mundocircus: O pintor Raimundo Peres, o ilustrador Highlander e o artista visual Tiago Vianna foram convidados a compor a equipe e serão responsáveis pelas áreas de artes plásticas, audiovisual e ambientação do Mundocircus.

Exposições, projeções, cenografia especial e interativa com obras de artistas consagrados no cenário nacional e regional, além de palestras, mesas redondas e oficinas promovendo a arte-educação prometem conectar todos a um ambiente inclusivo e positivo na primeira temporada do projeto.

Mundocircus reúne trabalhos do pintor Raimundo Peres, do ilustrador Highlander e do artista visual Tiago ViannaMundocircus reúne trabalhos do pintor Raimundo Peres, do ilustrador Highlander e do artista visual Tiago Vianna | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

2ª Temporada - Jovens Artistas: A segunda temporada vai estimular a arte entre os talentos estreantes e selecionar dez jovens artistas (com foco na arte-educação, na inclusão social e no perfil criativo) através de chamada pública.

Os selecionados receberão uma ajuda de custo, a título de prêmio ou bolsa para colaborar com seus futuros projetos. Oficinas e uma exposição final que vai de agosto a outubro vai revelar e apoiar estudantes.

3ª Temporada - Artes Urbanas: A terceira temporada promoverá o encerramento do projeto e do ano comemorativo do Modernismo no Brasil, que culminou na Semana de Arte Moderna de 1922.

Esta temporada colocará em evidência as artes visuais urbanas e emergentes, como grafite, muralismo e demais expressões contemporâneas, conectando-as às obras e expressões culturais abertas e oportunizadas pelo Modernismo.

“Projeto Cultural Resistência Artística” é realizado na Usina Cultural Energisa“Projeto Cultural Resistência Artística” é realizado na Usina Cultural Energisa | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Serviço

  • Local: Usina Cultural Energisa

  • Endereço: Praça Getúlio Vargas, 55, no Centro

  • Classificação indicativa: Livre

  • Entrada: Gratuita

  • Horário: das 13h às 20h

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.