MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Um combo de feriado merece uma super agenda cultural online

Festivais de cinema, mostras de curta-metragem, exposições de arte e tour virtual em ritmo de beatles, jazz e batucada; especialmente para você ficar em casa

Por David Massena
02/04/21 - 10:05
Um combo de feriado merece uma super agenda cultural online Beatles Para Crianças toca canções dos Garotos de Liverpool | Foto: Divulgação/Stela Handa

Feriado no “feriadão”! Um verdadeiro combo. E apesar disso, o importante é ficar em casa. Mais do que nunca é preciso ter consciência e bom senso para se proteger e proteger o outro. Olhe bem, nem tudo foi restrito, proibido ou cancelado. A natureza se incumbe de dar o show com um espetáculo diário muitas vezes indescritível!

O sol ainda brilha, a chuva é música para os ouvidos, o corpo pede dança e o amor existe e é mais forte do que o medo.

Selecionamos eventos virtuais tão interessantes que fica até difícil escolher. Bora saber o que fazer em casa? Partiu!?

A banda brasileira Mombojó, originada na cidade do Recife, em Pernambuco, completa 20 anos e, para comemorar, o Circo Voador exibe a apresentação feita em 2013 na lona da Lapa, nesta sexta-feira, 2, no YouTube do Circo, às 22h.

Frevo, samba e axé. A Academia de Bateria de Rua chama para, além do embalo, mergulhar no universo rítmico, com a condução do mestre AlêIchimura -, apresentando os fundamentos de cada instrumento de percussão. Além dos músicos, o grupo conta também com os intérpretes Charlie Diéf, Bia Sá, Camila Rondon e Fred Viana. O projeto apresenta performances de bateria no dia 3, sábado, às 17h. Onde? No YouTube. Quanto? Grátis.

Para quem aprecia o bom e sempre jovem Jazz, tem o Favela Jazz Festival, evento online e gratuito, com a missão de acabar com a aura elitista que envolve esse estilo musical. As apresentações foram gravadas com toda a segurança em uma pedreira desativada. Estão programadas tanto performances de nomes já consagrados, como Bocato Sexteto, quanto de grupos expoentes, como Conde Favela Sexteto, Átrio Jazz part. Joy Salles e LOQÜAZZ. Sábado e domingo, 3 e 4 de abril, em diversos horários, e é só clicar aqui.

Vamos refletir sobre o fazer cinematográfico no Brasil? A oportunidade é a primeira edição do Festival FLUXO-FIXO que ocorre online e gratuitamente. Até domingo, 4, os espectadores têm acesso a 25 curtas - metragens. Basta entrar na plataforma do evento e navegar por um mapa interativo.Foram pensadas três linhas curatoriais: A-fluências, In-fluências e Con-fluencias e você pode saber tudinho sobre o evento clicando aqui.

Até o dia 18 de abril você pode conferir o 2º Festival Mulheres+ do Audiovisual que tem como objetivo reconhecer talentos femininos, jogar luz nas profissionais do setor, ampliar o debate sobre a importância de um espaço igualitário no mercado e capacitar mulheres residentes do Rio de Janeiro para o mercado audiovisual. Na programação estão lives, debates, masterclass e exibição de filmes de mais de 50 diretoras brasileiras que, nos últimos 5 anos, realizaram filmes em ficção, documentário e animação que tratam de uma variedade de temas em programação completamente gratuita. Quer saber mais? Acesse aqui.

Os espaços culturais estão fechados ao público, mas as visitas virtuais são uma opção para quem gosta de exposições.

Nas artes plásticas, o Centro Cultural Oi Futuro acaba de lançar a turnê virtual 360 graus da exposição “Una(S)+”, que reúne 80 trabalhos de 15 artistas mulheres da Argentina e Brasil, com curadoria de Maria Arlete Gonçalves.

O Museu de Arte do Rio disponibiliza um tour virtual e o catálogo digital da mostra “Casa carioca”, com mais de 600 obras de cem artistas de diversas gerações, que pode ser vista no YouTube.

O projeto “MAM Rio 3D” também propõe visita virtual por exposições que estiveram em cartaz recentemente. Estão na lista, por exemplo, “Irmãos Campana — 35 revoluções”, uma retrospectiva da carreira da dupla de designers; e “Realce”, com 50 obras de acervo assinadas por nomes, como Adriana Varejão, Cildo Meireles e Lygia Clark.

A agenda de lives dos artistas nas redes sociais segue a todo vapor! Isso mesmo! Sem a possibilidade dos shows presenciais, os cantores continuam utilizando as redes para se manterem próximos do público e levar entretenimento em meio à pandemia. E neste sábado, 3, é a vez do já badalado “Cabaré 2”, com Gustavo Lima e Leonardo.

Anunciada nas redes sociais na última semana, a live sertaneja "Cabaré 2" será a responsável por marcar a primeira vez que os grandes amigos irão dividir um palco por completo e promete fazer história. Como todas as outras transmissões, o público poderá acompanhar a partir das 20 horas, no canal oficial do YouTube.

Não esquecemos nem do público infantojuvenil! E a dica é o espetáculo online “Beatles Para Crianças”, no domingo, 4, às 16h. No espetáculo, as canções “I Want To Hold Your Hand”, “All My Loving” e “Yellow Submarine” são mescladas com histórias contadas e cantadas. Além disso, os músicos mostram para a criançada diferentes instrumentos musicais, como ukulele, washboard, keytar e kazoo! Para saber os detalhes, clique aqui.

E como o tempo não para e a agenda se estende na próxima semana, anote aí!

A temporada da peça teatral virtual Cinquentânias vai até o dia 8 de abril pelo canal homônimo no YouTube. Dirigida por Bernardo Dugin, o cineteatro de autoria de Rebecca Noguchi é exibido sempre às segundas e quintas-feiras, às 21h. No elenco estão Cil Corrêa, Cyomara de Paula e Tânia Noguchi.

E o 7º Festival Brasil de Cinema Internacional vai de 5 a 13 de abril, online e gratuito, com filmes de países como África do Sul, Cuba, Colombia, México, Portugal e Inglaterra. A programação está no site.

E então? Tem programação para todas as idades e gostos, concorda? E sem precisar sair de casa. Um fim de semana de paz e renovação. É o que queremos e precisamos!

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.