MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sesc e Senac abrem inscrições para cursos gratuitos da Lei Aldir Blanc

Dirigido a gestores culturais dos setores público e privado, aulas serão ministradas em plataforma digital

Por Redação Multiplix
20/07/20 - 09:48
Sesc e Senac abrem inscrições para cursos gratuitos da Lei Aldir Blanc Inscrições para o curso se estendem até 24 de julho | Foto: Reprodução/Site Sesc RJ

O Sesc-RJ e o Senac-RJ estão com inscrições abertas para o curso gratuito Por Dentro da Lei Aldir Blanc, para produtores culturais, artistas, gestores de organizações culturais comunitárias, conselheiros(as) de cultura, assim como gestores públicos do setor, até o dia 24 de julho. As aulas serão ministradas por meio de plataforma digital.

Em parceria com a Escola de Políticas Culturais, o curso vai oferecer um panorama detalhado de cada aspecto da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, sancionada em 29 de junho.

A Lei Aldir Blanc, além de estender aos trabalhadores da cultura o auxílio emergencial de R$ 600 por três meses, destina recursos financeiros para editais e a manutenção de espaços culturais de estados e municípios.

O curso será ministrado em cinco módulos e irá abordar desde o histórico da implementação da lei até o desenho e a modelagem de editais e programas locais, passando por reflexões sobre os cenários brasileiro e mundial e lições sobre o Sistema Nacional de Cultura e a cartografia do setor.

As aulas virtuais vão começar no dia 1º de agosto e acontecem também nos dias 3, 5, 7 e 10 do mesmo mês, das 15h às 18h. O público em geral pode acompanhar a transmissão da primeira aula pelos canais do YouTube do Sesc, Senac e Escola de Políticas Culturais. Serão especialistas, articuladores e gestores que atuaram no processo de elaboração, tramitação e mobilização da lei que vão dar as aulas.

As vagas são limitadas e apenas 200 vão ser ocupadas pelas pessoas selecionadas por uma comissão avaliadora, que vão levar em conta as informações prestadas no formulário de inscrição, como atividade profissional, capacidade de multiplicação dos conteúdos e as motivações do interessado. Os selecionados serão comunicados entre os dias 29 a 31/7.

Grade do curso:

  • Módulo I – Histórico e principais desafios para a implementação da Lei de Emergência Cultural;
  • Módulo II – Cultura em Estado de Emergência;
  • Módulo III – Sistema Nacional de Cultura e Descentralização de recursos através dos Fundos de Cultura;
  • Participação Social: Conselhos e Fóruns;
  • Módulo IV – Busca Ativa, cartografia do setor cultural e Cadastros de Cultura;
  • Módulo V – Desenho e modelagem de editais e programas locais de Emergência Cultural.

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.