Regionalismo e diversidade! Dia Nacional da Cultura é celebrado nesta segunda-feira

Na cidade de Teresópolis, acontecerá uma apresentação da Escola de Música Villa-Lobos

Por Matheus Oliveira
05/11/18 - 10:52
Regionalismo e diversidade! Dia Nacional da Cultura é celebrado nesta segunda-feira A Fundação Casa de Rui Barbosa tenta manter viva a memória do político brasileiro e um dos principais incentivadores da cultura nacional. | Foto: Divulgação/Ivo González (Fundação Casa de Rui Barbosa)

Passando do samba carioca ao axé baiano, o Brasil possui uma forte veia artística oriundas de vários povos e marcada pelo regionalismo. Entre as principais características da cultura nacional estão a música, a culinária, a literatura, o folclore e o artesanato, que contém peculiaridades de acordo com a região que determinada arte é produzida. Além disso, povos de várias nações influenciam a cultura local como os indígenas, os africanos, os italianos, os portugueses e os alemães.

Com toda essa diversidade, o país celebra nesta segunda-feira, dia 5 de novembro, o Dia Nacional da Cultura. Em comemoração à data, a cidade de Teresópolis programou uma confraternização com direito à apresentação do polo da Escola de Música Villa-Lobos, no Teatro Municipal, às 19h.

“Nós queremos comemorar o Dia Nacional da Cultura fazendo uma homenagem a todos que contribuem para o desenvolvimento da Cultura em Teresópolis, desde artistas e promotores até os antigos secretários que já estiveram à frente da pasta na Prefeitura”, esclareceu a Secretária de Cultura da cidade, Cléo Jordão.

Os professores da Escola de Música Villa-Lobos irão se apresentar durante a celebração. O pólo faz parte das atividades oferecidas pela Secretaria de Cultura. Com entrada franca, o evento também terá uma exibição sobre as atribuições da Secretaria dentro da estrutura governamental. Será apresentada toda a estrutura da Secretaria de Cultura, os espaços utilizados pela pasta e as atividades ofertadas para a população.

Dia Nacional da Cultura

O Dia Nacional da Cultura foi instituído pela lei nº 5.579, em 15 de maio de 1970, por ser o dia do aniversário do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923), um dos principais incentivadores da área na história do país. Rui Barbosa foi ainda um dos fundadores da República e coautor da Constituição da Primeira República

Entre as principais condecorações criadas para homenagear a cultura nacional está a Ordem de Mérito Cultural (OMC), criada para premiar grupos artísticos, iniciativas ou instituições em reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira. Desde 1995, mais de 500 personalidades já foram agraciadas pela mesma.