MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Que tal acampar? Após 3 anos fechado, Parque dos Três Picos, em Friburgo, reabre camping do Vale dos Deuses

Espaço oferece contato com a natureza e movimenta turismo em uma das áreas de preservação mais bonitas da Região Serrana do Rio

Por Nai Frossard
03/05/23 - 10:43
Após 3 anos fechado, Parque dos Três Picos, em Friburgo, reabre camping do Vale dos Deuses Camping reabre depois de três anos fechado | Foto: Divulgação/Petp

Está aberta a temporada de acampamentos no Parque Estadual dos Três Picos (Petp).

O camping do Vale dos Deuses, no Núcleo de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, foi reaberto no último fim de semana. O local, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, ficou fechado cerca de três anos para os acampamentos.

Logo após uma pausa para reforma, começou a pandemia da Covid-19 o que impediu, na época, a retomada das atividades no parque.

A estrutura de apoio da área de camping foi reformada, como: cozinha, banheiros, brinquedos, bancos e mesas.

As trilhas têm sido mantidas limpas e sinalizadas, de acordo com o coordenador do Núcleo de Montanhismo do Parque dos Três Picos, Rominique Schmidt.

Estrutura de apoio da área de camping foi reformadaEstrutura de apoio da área de camping foi reformada | Foto: Divulgação/Petp

O parque, como ressaltou Rominique, tem inúmeras vocações, como a visitação pública que movimenta a economia, o turismo e a educação ambiental.

Através do camping, é possível ter lazer e práticas imersas no meio ambiente e longe dos ruídos da cidade e longe da poluição.

Parque dos Três Picos oferece um maior contato com a naturezaParque dos Três Picos oferece um maior contato com a natureza | Foto: Divulgação/Petp

Rominique ainda destacou que o Parque dos Três Picos oferece “um contato com a natureza criando memórias afetivas para os visitantes”.

A visitação no parque é liberada, mas para pernoitar no camping é preciso preencher um cadastro e aguardar a confirmação da equipe que agenda a permanência noturna no local.

Para acampar no parque, é preciso preencher um cadastroPara acampar no parque, é preciso preencher um cadastro | Foto: Rodrigo Freitas

O coordenador do núcleo de montanhismo informou que existe um limite diário para o acampamento: são permitidas 30 barracas para pernoitar no local.

O objetivo é evitar superlotação, problemas com a estrutura, além de impactos ambientais

Outras informações podem ser obtidas através do perfil do parque no Instagram.

Sobre o parque

Parque Estadual dos Três Picos recebeu uma premiação na categoria “Atrativo Natural”Parque Estadual dos Três Picos recebeu uma premiação na categoria “Atrativo Natural” | Foto: Divulgação/Petp

Recentemente, o Parque Estadual dos Três Picos recebeu uma premiação na categoria 'Atrativo Natural', do Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria de Destaques do Turismo 2022 – Troféu Professor Fernando Malta.

Com 65.113,04 hectares de Mata Atlântica, o Parque Estadual dos Três Picos também abrange parte dos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim.

A unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanhismo em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.

Ela foi criada com o objetivo de assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da porção fluminense da Serra do Mar e integrar o corredor ecológico central no Estado do Rio de Janeiro.

Além disso, a ideia é preservar nascentes, recursos hídricos que abastecem cidades vizinhas, e as espécies de fauna do bioma.

Vale dos Deuses permite até 30 barracas por pernoiteVale dos Deuses permite até 30 barracas por pernoite | Foto: Divulgação/Petp

Existem diversas trilhas no parque, como a trilha Cabeça do Dragão, localizada no Vale dos Deuses. Com nível de dificuldade leve, o percurso de ida e volta pode ser feito em cerca de 2h30.

No trajeto, o visitante poderá observar o mirante natural para a Caixa de Fósforos Três Picos, onde está situado o ponto mais alto da Serra do Mar.

A trilha do Jequitibá, em Cachoeiras de Macacu, é outro atrativo muito procurado pelos visitantes. Com nível de dificuldade leve, o trajeto tem 500 metros de extensão e passa por um riacho e por uma caverna.

O destaque desse percurso é a árvore Jequitibá, considerada o símbolo da cidade, que possui quase 40 metros e existe há pelo menos mil anos.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.