MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

“Que a força esteja com vocês”! Fãs friburguenses celebram o Dia de Star Wars

O 4 de maio é a data reservada pelos aficionados para lembrar de uma das principais sagas do cinema

Por Matheus Oliveira
04/05/21 - 17:01
“Que a força esteja com vocês”! Fãs friburguenses celebram o Dia de Star Wars Darth Vader é um dos principais personagens da cultura nerd e sempre é lembrado no Dia de Star Wars | Foto: Divulgação/Disney

“Que a Força esteja com vocês”! A clássica frase que remete a uma das mais icônicas sagas do cinema ganha destaque nesta terça-feira, dia 4 de maio, quando é celebrado o Dia de Star Wars, o “Star Wars Day”.

A data é considerada um feriado não-oficial pelos fãs e para entender esta paixão, conversamos com três friburguenses aficionados pela trama do diretor George Lucas, que estreou em 1977, e rendeu ao mundo personagens históricos como Obi-Wan Kenobi, Luke Skywalker, Princesa Leia, Han Solo, Chewbacca e claro, o vilão Darth Vader.

O jornalista Igor Pontes revela que o fato de morar perto de uma locadora o motivou a alugar Star Wars Episódio I – Ameaça Fantasma (1999), o quarto filme da saga e o primeiro da segunda trilogia, fazendo com que se apaixonasse pela franquia de Guerra nas Estrelas.

“Como eu assisti quando era mais novo e a internet banda larga ainda não estava 100% difundida, foi até complicado para descobrir como assistir aos filmes da primeira trilogia. Na época, era mais difícil de se encontrar estes filmes em DVD”, ressalta.

Igor Pontes é fã da saga e já se fantasiou de Sith para uma festa Igor Pontes é fã da saga e já se fantasiou de Sith para uma festa | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O profissional de comunicação conta que os detalhes que chamaram a atenção dele nos filmes foram os efeitos especiais e as naves. E ao assistir toda a saga, ele escolheu seu personagem favorito.

“O Obi-Wan acabou se tornando meu personagem favorito com o tempo. Acho que pelo fato de o Ewan McGregor ser um dos meus atores preferidos e revendo os filmes ao longo dos anos, o personagem foi me cativando mais”, revela.

Igor também revelou que Star Wars possui o poder de inspirar as pessoas e provoca ainda um sentimento de revolução em quem assiste a toda a obra.

“Acho que a coisa bacana de Star Wars é que conforme você vai crescendo, você consegue perceber algumas inspirações que os filmes possuem e acho que isso ajuda bastante a manter "a chama viva" pra quem assiste. A franquia conversa com um sentimento de revolução contra situações difíceis, e nesses tempos, é algo que a gente necessita muito”, afirma Igor.

O autônomo Pedro Henrique Buery entrou para o grupo de fãs de Star Wars há 17 anos, quando assistiu todos os filmes, hobby que já repetiu algumas vezes.

Assim, o primeiro filme da saga Star Wars - Um Nova Esperança (1977) foi o que lhe fez se apaixonar pela obra de George Lucas. Além disso, ele conta que se encantou pelos sabres de luz.

“Com certeza, foram os sabres de luz que me chamaram mais atenção. Uma espada que brilha no escuro e faz barulho, não tem criança que não goste”, declara Pedro.

O fã de Star Wars não escolheu um personagem favorito, mas revela ter um apreço pelos Siths (ordem de guerreiros seguidores do Lado Sombrio da Força que se opõem aos Jedi, liderados por Darth Vader).

“Acho quase impossível escolher um único em universo tão grande, mas tenho um apreço pelos Siths e os seus diferentes personagens”, conta Pedro.

Ele destaca que as histórias de superação dos filmes da saga e da batalha entre o bem e o mal lhe fazem adorar a franquia até os dias de hoje.

“Os filmes em geral contam histórias de superação, companheirismo e perdão nas jornadas dos heróis, mas me sinto atraído mesmo pela lição que eles carregam sobre equilíbrio da eterna batalha interna entre luz e trevas que todos passamos no mundo real”, afirma.

Já o também autônomo Felipe Formiga relata que, em 2015, assistiu Ameaça Fantasma e que assim se tornou amante da série de filmes de Guerra nas Estrelas.

“As viagens pelo espaço e também a situação política que se passava na galáxia, o fato de ter uma organização tentando destruir a democracia, e tentando instaurar uma ditadura universal me chamaram atenção e fizeram com que me apaixonasse por Star Wars”, relata Felipe, que tem como personagens favoritos Darth Vader e Obi-Wan Kenobi.

Para ele, a saga deixa uma mensagem importante de luta por liberdade e pelos seus ideais.

“Na minha opinião os filmes passam uma mensagem de luta por liberdade, por quem você ama, de correr atrás dos seus objetivos e acreditar no seu potencial! Que a força esteja com vocês”, conclui.

Atualmente, Star Wars possui 11 filmes, sendo dois derivados, séries, desenho animado, boneco de ação, jogo eletrônico, entre outros produtos.

Origem da data

A frase “Que a força esteja com você”, que virou sinônimo de Star Wars, em inglês é escrita da seguinte forma “May the Force be with you”. Desta maneira, logo os fãs criaram o trocadilho “May the Fourth be with you"

Assim, em 2011, um grupo de fãs se reuniu em Toronto, no Canadá, e celebrou a data como sendo o Dia de Star Wars.

Desde então, a celebração cresceu e ganhou o mundo. E assim, o dia 4 de maio virou o Dia Mundial de Star Wars.

Neste 4 de maio, para você que é fã da saga, “que a força esteja com você!”

Darth Vader carioca incentivou campanha de vacinação contra a Covid-19 no Planetário do Rio de JaneiroDarth Vader carioca incentivou campanha de vacinação contra a Covid-19 no Planetário do Rio de Janeiro | Foto: Marcelo Piu (Prefeitura do Rio de Janeiro)

Criatividade

O Planetário da Gávea, na cidade do Rio de Janeiro, recebeu a visita do vilão Darth Vader, nesta terça-feira, 4, mas desta vez do lado certo da “força”. O cosplayer esteve no polo de vacinação contra a Covid-19 para incentivar as pessoas a tomar a agulhada, o “sabre de luz” mais desejado no momento.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.