Projeto em Nova Friburgo abre inscrições para Oficinas Gratuitas de Roteiro de Curta-Metragem
Interessados podem se inscrever até as 18h do dia 20 de julho; veja os requisitos para participar

Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Roteiro em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, focadas na criação de curtas-metragens de ficção, com 20 vagas disponíveis.
O curso é gratuito e será realizado na Usina Cultural Energia, em agosto e setembro.
As inscrições podem ser feitas até às 18h do dia 20 de julho de 2025, exclusivamente através de formulário do Google, não sendo aceitas por email ou redes sociais.
A comunicação sobre a seleção dos candidatos será feita por email e divulgada no Instagram.
Os encontros presenciais ocorrerão nos dias 2, 9, 16 e 23 de agosto, e 6 de setembro, das 10h às 17h, com uma hora de intervalo para almoço. Além das aulas, serão oferecidas sessões individuais de consultoria para cada aluno, totalizando uma carga horária de 40 horas.
Ao final do curso, cada participante terá desenvolvido um roteiro completo, apto a concorrer ao prêmio de R$ 500 entregue pelo júri externo em cerimônia especial.
Prêmio de R$ 500 será concedido ao melhor trabalho, após avaliação de um júri externo | Foto: Arquivo pessoal
Para se inscrever, os interessados devem ter mais de 18 anos e enviar uma sinopse de até dez linhas de uma história original que desejam desenvolver durante as oficinas. Candidatos com experiência prévia na área do audiovisual e moradores de Friburgo terão prioridade na seleção.
Ao Portal Multiplix, a professora e responsável pelo projeto, Renata Spitz, falou sobre o curso:
O projeto encontra-se em sua segunda edição sendo que em 2024 o curso oferecido foi de direção para cinema e TV, atendendo um total de 20 alunos. Em paralelo, também haverá uma masterclass com profissionais do mercado para discutir o papel do roteirista no mercado audiovisual brasileiro.
As oficinas, que não possuem caráter introdutório, buscam aprofundar a imersão na escrita cinematográfica. Serão abordados temas essenciais, como a construção de personagens, formatação, estrutura narrativa, gênero e linguagem.
Pensando na diversidade e inclusão, as 20 vagas serão preenchidas seguindo uma política afirmativa, com 25% destinadas a mulheres (cis/trans) e 25% destinadas a negros, indígenas ou pardos. O objetivo é reforçar o compromisso com a democratização do acesso à cultura.
O projeto é contemplado pelo Edital Multilinguagens, chamamento público nº 02/2024, e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (lei nº 14.399/2022), aplicados pelo município de Nova Friburgo.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!