MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

‘Primeira Semana do Axé’ terá programação de combate à intolerância religiosa em Búzios

Evento terá lançamento de livro e exibição de documentário entre outras atrações; confira

Por Rômullo Espíndola
31/01/23 - 16:34
‘Primeira Semana do Axé’ terá programação de combate à intolerância religiosa em Búzios Evento é organizado pelo Terreiro Kwê Asé de Oyá e conta com apoio da prefeitura | Foto: Banco de Imagens

Levar conhecimento e respeito às múltiplas denominações religiosas existentes em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, é o intuito da ‘Primeira Semana do Axé’, que ocorre na cidade nesta semana.

De acordo com a organização, a abertura da programação será na quinta-feira, dia 2, às 6h.

Já na sexta-feira, dia 3, às 18h, será o lançamento do livro ‘O Sagrado e o Profano’, de Nilma Accioli, professora e doutora em História pela UFRJ.

No mesmo dia, também será exibido o documentário Kwê Asé de Oyá, de Milton Alencar, além de um debate.

Ainda na sexta, haverá a abertura das exposições ‘Trajes do Candomblé’ e a exposição ‘Barcos’, de artistas da região, no Espaço Cultural Zanine, a partir das 18h.

No sábado, dia 4, a partir das 7h, será exibido o documentário ’Dia de festa no axé’. Às 15h, no Píer de Manguinhos, acontecerá a XIV festa de Iemanjá- Projeto Candomblé e Saúde.

O evento que busca combater a intolerância religiosa é organizado pelo Terreiro Kwê Asé de Oyá, com o apoio da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico.

Segundo a prefeitura, serão oferecidas atividades educacionais com a finalidade de promover maior conhecimento sobre a diversidade religiosa presente no município.

Intolerância no estado

No dia 21 de janeiro foi celebrado o Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa.

Apesar de toda luta, o cenário no estado do Rio não é dos melhores, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Entre 2020 e 2021, houve um aumento de 11,7% nos casos gerais de intolerância religiosa. Nestes números, estão 'injúria por preconceito', ou seja, ato de discriminar um indivíduo em razão da raça, cor, etnia, religião ou origem.

Medidas contra esse crime

Recentemente, o governo estadual lançou a 'Cartilha Contra a Intolerância Religiosa'. O livrinho foi desenvolvido para possibilitar o diálogo entre os estudantes e destacar a importância do respeito à religião do outro.

A cartilha ainda será disponibilizada no formato digital e em audiobook e tem como objetivo esclarecer e levar o tema para o currículo escolar já em 2023.

Para relatar casos de intolerância religiosa é preciso acessar a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), que é o setor para receber as denúncias da sociedade contra todo tipo de violência e abriga o Disque 100.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.