MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Olha o passarinho!

Paraíso de passarinhos. Observar e fotografar a beleza das aves ganha cada vez mais adeptos em Nova Friburgo

Por Ana Blue
12/06/18 - 14:08
Olha o passarinho! Birdwtching. | Banco de imagens

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Macaé de Cima, entre Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo, em muito contribui para a conservação da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, bioma que hoje corresponde a apenas 18,37% do Estado do Rio. No Brasil inteiro, a Mata Atlântica cobria quase 15% do território, ocupando a faixa litorânea desde o Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, mas foi fortemente impactada durante os períodos colonial e pós-colonial. Porém, salva por conta do relevo acidentado e terrenos íngremes, a serra do Rio de Janeiro escapou da colonização predatória e hoje está entre os 14 centros de diversidade de fauna e flora do Brasil. Ou seja: um ótimo lugar para praticar o birdwatching, a prática de observação de pássaros.

Nessa região não é difícil contar com a presença da araponga, do corochochó, do caburé miudinho, do falcão-caburé. Aliás, o Brasil registra mais de 1.800 espécies de aves, sendo o segundo país com a maior diversidade de aves no mundo (o primeiro é a Colômbia), e ao menos 364 delas são registradas em Nova Friburgo. A informação é do site WikiAves, a enciclopédia das aves do Brasil.

A prática da observação de pássaros vem crescendo, ganhando uma infinidade de adeptos pelo mundo todo, dando a eles condições de se conectar com a natureza e com a diversidade dos ecossistemas. Nesse contexto, Nova Friburgo se destaca como um dos municípios mais importantes para o cenário da qualidade, diversidade e quantidade da avifauna brasileira, graças à grande e rica área preservada de Mata Atlântica. Além de observar, os adeptos do birdwatching comumente fotografam as espécies encontradas, ou as desenham, resultando ainda em registros de altíssima qualidade.

Pássaros raros são encontrados aqui. É o caso, por exemplo, da tijuca condita (saudade-de-asa-cinza), típica da área do Caledônia, outro ponto considerado privilegiado. Em todo o país, só existem fotos da ave em Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim. Turistas do mundo todo vêm à cidade fotografar, observar, escutar o canto deste pássaro –ameaçado de extinção principalmente por causa dos incêndios florestais. Também existem registros do cabecinha-castanha, um pássaro de 14cm que costuma viver a pouca altura, nos emaranhados de vegetação densa. Em Nova Friburgo ele é encontrado com frequência.

Para quem seguir a prática de observação de pássaros, algumas dicas básicas são necessárias. O ideal é usar botas de cano alto e solado grosso, vestir calças e blusas compridas, e usar repelente contra insetos. Para não espantar as aves, as roupas devem, de preferência, ser verdes, pretas ou marrons. Os lugares preferidos dos birdwatcher em Nova Friburgo são Macaé de Cima; o complexo da região da Caledônia; o Sítio Dengoso (Lumiar); Rio Bonito; Nova Friburgo Country Clube e Rio Grande de Cima.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.