MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

O samba pede passagem na agenda cultural do fim de semana

Maio vai chegando ao fim e parece mesmo que nada mudou por aqui. E será que mudou? Ziriguidum...

Por David Massena
28/05/21 - 16:34
O samba pede passagem na agenda cultural do fim de semana Samba é uma das grandes pedidas para o fim de semana | Fotos: Divulgação

“Tudo dá samba, desde que alguém saiba fazer” - disse Nelson Sargento. O céu se vestiu de verde e rosa para receber o poeta, cantor, compositor, ator e artista plástico morto pela Covid-19 nessa quinta-feira, 27. O samba ficou triste. Morre um mito, fica a sua obra.

E o presidente de honra da Mangueira inspirou uma seleção de atrações para alegrar a sua vida, com arte, atitude e resistência em tempos tão bicudos. Tem roda de samba, tem live, exposições e música eletrônica, mas é o batuque que impera!

Pois é... olhem só o que abre a agenda cultural do fim de semana: Dudu Nobre e Pretinho da Serrinha fazem live, nesta sexta, 28, às 20h, no Teatro Rival Refit, para o projeto “Cristo Redentor, Eu Quero Doar”, com transmissão no YouTube do Cristo Redentor e do Padre Omar. A meta a ser batida é a anterior, quando se chegou a 25 toneladas de alimentos na última live, com Xande de Pilares e Teresa Cristina.

Além da dupla, o evento ganha participação de André Lara, neto de Dona Ivone Lara, Sarah Si e Leonardo Bessa, com apresentação do Padre Omar. A campanha já distribuiu mais de 400 toneladas de alimentos e itens de higiene, proteção facial e limpeza para a população de rua, sendo 300 toneladas somente em 2020. Até o final de 2021, a meta é de 500 toneladas.

Nesses tempos doídos e sentidos, enxergar a poesia das coisas é um jeito de nos manter de pé. “Como dizia o poeta: Quem já passou por esta vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu. Porque a vida só se dá pra quem se deu. Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu...”

A partir do final da década de 1980, a família de Vinicius de Moraes (1913-1980) fez uma série de significativas doações que somam mais de 11 mil documentos de seu acervo pessoal ao Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Agora, a VM Cultural lança o Acervo Digital Vinicius de Moraes em um site criado para o projeto onde é possível acessar os milhares de documentos originais digitalizados e viajar nos poemas do “poetinha”, como era carinhosamente chamado. Bora lá?

O fotógrafo e cineasta carioca Duda Carvalho é um dos destaques da plataforma alemã de fotografia contemporânea Der Greif, com 24 fotos da mostra “Glory of loved ones”. Vale super a pena conferir!

A musa Gal Costa faz mais uma live cheia de emoções – desta vez, nesta sexta-feira, 28, a partir das 20h. A cantora estará em cena ao vivo, diretamente de São Paulo, para dar voz às músicas que gravou ao longo dos 56 anos de carreira fonográfica, iniciada em 1965. A transmissão do show poderá ser vista de forma gratuita através do canal do Teatro Bradesco no YouTube.

Gastronomia é também cultura! Nesta sexta é Dia do Hamburguer! Sim! Essa data existe e o chef Jimmy Ogro ensina uma receita de dar água na boca, em live, às 18h, no perfil @brasasenglishcourse.

A cantora, compositora e violonista Luísa Lacerda, criada em Nova Friburgo, lança “Zigue-Zague”, solo, voz e violão no projeto Música #EmCasaComSESC, no sábado, 29, às 19h, com o objetivo de divulgar o EP homônimo, lançado em fevereiro de 2021 nas principais plataformas digitais.

No projeto, Luísa apresenta, no formato voz e violão, as canções do EP e outras de seu repertório, cuja proposta é disseminar o trabalho de uma nova safra de compositores e compositoras do país, confirmando seu compromisso com a ampliação das oportunidades para a renovação da música brasileira.

Exímia instrumentista e dona de uma voz prodigiosa, em sua carreira Luísa Lacerda já havia gravado quatro álbuns, porém, todos em parceria, diferente de “Zigue-Zague”, seu primeiro álbum solo. Batizado com o título de uma das canções, “Zigue-Zague” encerra a ideia dos desvios necessários para a superação das dificuldades da caminhada. A artista também assina os arranjos e o bordado-capa do EP. Você pode conferir gratuitamente clicando aqui.

Está pelo Rio? De bobeira? A Babilônia Feira Hype vai estar no Parque das Figueiras, na Lagoa, com edição especial de Dia dos Namorados, no sábado e domingo, 29 e 30, das 14h às 22h. Na programação, festival gastronômico e cervejeiro, atividades infantis, feira de adoção de animais e muitas opções de presentes criativos. Não esqueça das regras e protocolos de segurança em tempos de pandemia. Ela não acabou!

A 21ª edição do Festival #ZiriguidumEmCasa festeja o aniversário de Beth Carvalho, que teria completado 75 anos no último dia 5. O festival vai ao ar nesse sábado, dia 29, às 20h, no canal de Ziriguidum no YouTube. Como de costume, Claudio Lins abre a noite, dessa vez em um dueto com seu pai, o cantor e compositor Ivan Lins.

A festa para a Madrinha do Samba segue com Arranco de Varsóvia, Valéria Oliveira, Nilze Carvalho, Leo Russo, João Pinheiro, Roberta Spindel, Gabi Doti, João Pinheiro, Eduarda Fadini, Enzo Belmonte, Alana Moraes, Dayse do Banjo e a sobrinha de Beth, Lu Carvalho ao lado de Carlinhos Sete Cordas.

É incrível como parece que os deuses do samba conspiraram para que este “fimde” tivesse tantas boas opções musicais.

Há 16 anos, Moacyr Luz reunia um grupo de amigos para uma roda de samba no Andaraí. O encontro despretensioso acabou se tornando resistência da cultura e, no domingo, 30, os músicos vão fazer uma comemoração de aniversário, às 18h, no Teatro Riachuelo, no Centro, com público reduzido e também online, no YouTube do teatro.

Para quem aprecia artes visuais, começou esta semana e vai até o dia 31 de maio, o marketplace Artsoul em sua terceira feira online: Artsoul Grandes Formatos.

A plataforma apresenta um recorte com obras de arte em diversas linguagens, com dimensões a partir de 1 metro de comprimento ou altura, e reúne 42 galerias e 11 artistas independentes, totalizando mais de 1000 obras em exposição, assinadas, entre outros, por Carlos Vergara, Anna Maria Maiolino, Adriana Conti Melo, Paul Setúbal, Letícia Lampert, Daniel Melim, Vitor Mizael, Gisele Camargo, Bruno Vilela e Marcelo Conrado.

Reforçando seu compromisso em estimular o debate em torno da arte contemporânea junto ao público, o Instagram da Artsoul conta com uma programação especial, pela qual os galeristas e especialistas convidados respondem dúvidas, buscando desmistificar o mercado de arte para todos interessados. Não é o máximo?

As lives continuam agitando as plataformas digitais e na sexta, 28, a partir das 18h tem o Festival Não Existe, da Gop Tun , apresentando Badsista, Arthur Joly, Eli Iwasa e outros nomes da cena de música eletrônica brasileira pelo YouTube. Às 19h tem a cantora Marina Peralta, a revelação do reggae, com seus dreads e feminismo absoluto, no YouTube. Às 21h, é a vez de Mauro Senise e Quarteto, bastando clicar aqui ou aqui.

O “Araruama Cultura Online” terá a cantora Luiza Pitta e Luiz Fernando, no violão, nesta sexta-feira, 28. A dupla vai tocar sucessos da MPB e músicas da atualidade. Luiza Pitta canta desde os 16 anos e Luiz Fernando também começou a tocar violão bem jovem. Juntos, eles prometem emocionar a plateia virtual.O show será a partir das 19h na página do Facebook da Prefeitura de Araruama.

No sábado, 29, às 17h tem show live dos Barões da Pisadinha no YouTube e às 20h, tem a Live da Cachaça Cabaré 4 com Jorge & Mateus, Leonardo, Bruno & Marrone e Marília Mendonça. Ufa! A cantora Elba Ramalho faz live às 20h, cantando seus sucessos. Com mais de 40 anos de carreira, a artista se consolidou como uma das principais cantoras brasileiras em atividade. O show faz parte do movimento #SalveUnidosContraAFome. A transmissão será realizada por meio do canal oficial do Sesc Minas, também no YouTube.

No domingo, 30, a partir das 14h, diretamente de Nova Friburgo, no YouTube do canal do Friba Folia, tem live show do cantor, compositor e instrumentista Sabará. Tá ruim? É mais samba na veia! Sambas enredo e sucessos das rodas e pagodes serão revisitados com direito à interação com o artista. Vamos prestigiar?

Às 15h do domingo, 30, é a vez do Buena Vista, Soul, Jazz & Blues Festival com apresentações de Bruno Marques, Alessandra Salerno, Auder Jr.,Doctor Ray Blues Band e Vinícius Mendes Quarteto. Assista aqui.

Na próxima terça, 1º, às 18h, o Belas Artes À La Carte e a Martins Fontes Paulista fazem um bate-papo ao vivo sobre Alfred Hitchcock, com André Sturm, curador do Belas Artes, e o escritor e roteirista Marçal Aquino, no canal do YouTube.

O Teatro Claro transmite o show Kleiton & Kledir 40 anos para os canais da dupla, canal do Teatro Claro Rio no YouTube, e no canal da 500 da CLARO TV dia 3 de junho, 21h. O show será realizado sem a presença de público no Teatro Claro Rio (RJ).

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.