Dia do Hambúrguer! Veja dicas para preparar um hambúrguer saboroso
Celebrado no dia 28 de maio, saiba mais sobre a origem da iguaria e como ela chegou ao Brasil

Nesta sexta-feira, 28 de maio, comemora-se o Dia do Hambúrguer. E para celebrar a data, o instrutor de Gastronomia do Senac-RJ, Marcelo Neves, dá dicas para quem deseja preparar aquele delicioso hambúrguer.
A história mais aceita da origem do hambúrguer foi de que ele foi criado na Alemanha e foi trazido para os Estados Unidos por imigrantes germânicos. No território americano, a iguaria se popularizou.
No Brasil, o prato chegou em 1952 quando Robert Falkeburg abriu a primeira loja Bob's no país.
Voltando aos dias atuais, para Marcelo, o segredo de um bom burger é o seu blend, ou seja, a mistura de carnes usadas no seu preparo.
“Faça sempre uma combinação na qual você tenha 80% de carne magra com 20% de carne com gordura. Um bom burger precisa de gordura. É ela que trará sabor e suculência para o seu sanduíche. Uma dica é sempre usar um pouco de acém, que é uma carne saborosa e com um bom percentual de gordura. Aqui do meu lado gosto desta combinação: 80% de fraldinha com 10% de peito e 10% de um corte do acém. Se não quiser misturar, um hambúrguer 100% de peito fica bom pois é uma carne saborosa e com ótima proporção de gordura”, sugere. Além disso, ele indica moer a carne sempre duas vezes.
Para grelhar o hambúrguer em casa, Marcelo diz que uma boa frigideira de fundo triplo ou uma de ferro são as escolhas ideais.
“Não tem uma frigideira de ferro ou de fundo triplo? Não tem problema, use a que você tem, sempre se atentando à temperatura. A frigideira deve estar bem quente. Não caia na tentação de colocar muitos burgers. A frigideira vai esfriar e você perderá a suculência do seu sanduíche. Um ou dois por vez é o ideal”, orienta.
E quanto aos demais elementos do sanduíche, como fazer uma boa harmonia entre sabor da carne, pão, queijo e molhos? Marcelo avalia que a carne é sempre a estrela do sanduíche, ela precisa aparecer, estar suculenta e saborosa. Molhos e queijo são ótimos, mas com moderação para não perder o sabor da carne.
Para quem gosta de conhecer as tendências, Marcelo diz que a nova moda entre os amantes dos sanduíches é o smash burger, menores e prensados, geralmente no formato em que a carne se acomoda na chapa.
Mas, pequenos ou grandes, com blend ou não, o fato é que um hambúrguer é sempre uma boa pedida!
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix_.