Nova Friburgo receberá exposição digital de Cândido Portinari

Além da exposição, professores da educação infantil receberão curso de formação orientadora

Por Redação Multiplix
11/07/19 - 16:36
Nova Friburgo receberá exposição digital de Cândido Portinari Obra Café pintada em 1935 por Cândido Portinari | Foto: Divulgação/Google

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, participou recentemente do Fórum Permanente de Educação Infantil (FPEI-RJ), no Rio de Janeiro, cujo tema de 2019 foi “Jogos e brincadeiras de Portinari: a arte resiste na Educação Infantil”.

O evento contou com a presença de representantes da educação de todo o estado e de representantes do núcleo de educação da instituição cultural Projeto Portinari.

De acordo com o executivo, graças à participação expressiva dos representantes friburguenses no fórum, o município foi contemplado com dois prêmios: a vinda da exposição “Portinari - Arte e Meio Ambiente” para a cidade e uma formação orientadora para professores do segmento de educação infantil.

A prefeitura ainda não divulgou quando será realizada a exposição, nem quando haverá a formação.

Paisagem de Petrópolis, pintada em 1952 por Cândido PortinariPaisagem de Petrópolis, pintada em 1952 por Cândido Portinari | Foto: Reprodução/Projeto Portinari

A exposição

Em Portinari – Arte e Meio Ambiente, o visitante tem acesso a 28 réplicas digitais de obras do artista plástico Cândido Portinari (1903-1962), em alta qualidade. Para a exposição, foram selecionadas imagens de paisagens, colheitas, flora e fauna brasileiras e também do homem brasileiro, sempre retratado nas principais obras do artista. Além da valorização do trabalho do artista, também é objetivo da exposição mobilizar e envolver os visitantes e, através da arte, despertar neles a importância de transformar e proteger o planeta em que vivemos.

O Fórum Permanente de Educação Infantil

Resultado de uma articulação entre educadores, entidades públicas e não governamentais, o FPEI-RJ tem o interesse de promover discussões e propor caminhos para a educação infantil no estado. Há mais de 20 anos em atividade, o Fórum Permanente de Educação tem tido importante papel nas conquistas do direito à educação infantil no Brasil.