MENU

Portal Multiplix

Livro que conta a história de Nova Friburgo ganha sequência

Obra Teia Serrana II foi lançada na última sexta, 7, e traz novos temas e abordagens sobre o município

Por Isadora Jaron
10/02/20 - 16:52
Livro que conta a história de Nova Friburgo ganha sequência Obra coletiva “Teia Serrana II: Novos Temas, Novas Abordagens” | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O livro “Teia Serrana II: Novos Temas, Novas Abordagens” foi lançado na última sexta-feira, 7, na Casa Suíça de Nova Friburgo. O evento contou com a presença dos coordenadores do livro - os historiadores João Raimundo de Araújo, Jorge Miguel Mayer e Ricardo da Gama Rosa -, dos autores da obra coletiva, além do grande responsável pela aproximação da cidade de Fribourg com Nova Friburgo, o suíço Martin Nicoulin.

A obra coletiva é uma sequência do livro Teia Serrana, Formação Histórica de Nova Friburgo, lançado em 2003. A segunda edição reuniu artigos de mais de dez autores do município.

“O livro trata da história de Nova Friburgo e conta com artigos de vários historiadores daqui que escrevem sobre a história da nossa cidade. Nós reunimos estes artigos desde meados de 2017 até chegar à conclusão em 2019 e lançado agora em 2020”, disse o historiador João Raimundo de Araújo.

Com assuntos variados, o Teia Serrana II é todo cheio de imagens, entre antigas, obtidas no arquivo pró-memória da Fundação Dom João XI, até as modernas, reproduzidas pela fotógrafa Regina Lo Bianco.

Segundo João Raimundo, no dia do lançamento foi sugerido a continuação dos livros com a Teia Serrana III, devido ao sucesso do primeiro livro e as diferentes formas de falar sobre Nova Friburgo, também colocadas no Teia Serrana II.

“Claro que a intenção existe. No Teia Serrana I houve uma aceitação muito grande e o Teia II a gente espera que se esgote também com rapidez, porque o interesse dos setores da população de Nova Friburgo é muito grande sobre o assunto. A gente trabalha com uma visão crítica e histórica da cidade”, destacou João Raimundo.

O livro pode ser adquirido na Casa Suíça, na avenida Antônio Mario de Azevedo, km 18, RJ-130, em Conquista, e também nas livrarias da cidade.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.