MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Grupo Galpão comemora 40 anos em Friburgo com apresentações no Festival Sesc de Inverno

Apresentação de 'Till, a saga de um herói torto’ será nesta sexta na cidade. Ingressos ainda estão disponíveis

Por Nai Frossard
22/07/22 - 17:15
Grupo Galpão comemora 40 anos em Friburgo com apresentações no Festival Sesc de Inverno O grupo se apresenta nesta sexta no Sesc de Nova Friburgo | Foto: Divulgação/Sesc

O Grupo Galpão tem muitos motivos para comemorar esse ano: além da retomada presencial dos eventos culturais e a participação no Festival Sesc de Inverno, também celebra 40 anos de estrada.

Considerada uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, o grupo desenvolve um trabalho marcado por uma busca de linguagem própria e montagem de peças de grande poder de comunicação com o público. Nas raízes destes artistas, está a tradição do teatro popular de rua.

O grupo vai apresentar no Festival de Inverno do Sesc espetáculos e oficinas nas cidades de Nova Friburgo, Petrópolis e Três Rios. ‘Till, a saga de um heróis torto’ e ‘De tempos somos – um sarau do Grupo Galpão’ são as duas peças que o público pode esperar emoções e lembranças de quatro décadas de história, em cena no festival que acontece até o dia 31 desse mês.

Júlio Maciel, que assina a direção de 'Till, a saga de um herói torto', afirma que, as apresentações, agora, tem um sabor muito especial, por causa do retorno aos palcos:

A gente precisa sentir o calor do público, sentir de perto o olhar das pessoas. Teatro é isso: essa comunhão ao vivo entre os artistas e a plateia. Isso estava fazendo falta pra gente.

Grupo comemora a retomada aos palcosGrupo comemora a retomada aos palcos | Foto: Divulgação/Sesc

Além de diretor, Maciel é ator há 32 anos do Galpão, disse que o grupo ficou, nesses dois anos de isolamento social, envolvido com projetos audiovisuais, trabalhando em “caminhos e linguagens que nunca tinham trilhado”, e que a experiência foi rica para todos.

De certa forma, a gente não parou nem um minuto. Mas a nossa essência é o teatro. Estamos extremamente felizes, eufóricos, de poder pegar avião, ônibus e estrada de novo, viajar pelo Brasil inteiro. A alma do grupo é a rua.

A companhia leva seus espetáculos por todo o país e para o exterior. Sediado em Belo Horizonte (MG), o grupo participou de diversos festivais em países da América Latina, América do Norte e Europa. Formado por 12 atores que trabalham com diferentes diretores convidados – como Fernando Linares, Paulinho Polika, Eid Ribeiro, Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Paulo de Moraes, Yara de Novaes, Jurij Alschitz e Marcio Abreu.

Galpão comemora 40 anos de espetáculosGalpão comemora 40 anos de espetáculos | Foto: Divulgação/Sesc

Outros componentes da companhia, como Eduardo Moreira, Chico Pelúcio, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia e Simone Ordones — também já dirigiram espetáculos do grupo. A partir desses encontros diversos, o Galpão construiu sua linguagem artística, criando sempre um espetáculo que dialoga com o popular e com o erudito, com a tradição e com a contemporaneidade. O trabalho mostra também o teatro de rua e de palco, o universal e o regional brasileiro.

O Galpão sempre pautou sua prática por um teatro de grupo, com a proposta de reflexo permanente sobre a ética do ator e do teatro, inserido no contexto universal e cultural. Sem métodos definidos e fórmulas, o grupo monta espetáculos que conquistam o público, dentro e fora do Brasil, há décadas.

A peça 'Till, a saga de um herói torto’ será apresentada neste sexta, às 20h, no Sesc de Nova Friburgo e amanhã, no Sesc Quitandinha, em Petrópolis, às 21h.

Já o espetáculo "De Tempo Somos - um sarau do Grupo Galpão", dirigida por Lydia Del Picchia e Simone Ordones, será apresentada domingo, 24, às 20h30, no Sesc de Três Rios. Durante o dia, Lydia del Picchia faz uma oficina no local.

De acordo com os organizadores do evento, ainda há ingressos para a apresentação do Grupo Galpão em Friburgo. Clique nesse link para fazer a retirada. O interessado deve levar apenas 1 kg de alimento não perecível e chegar com uma hora de antecedência. A entrada será liberada por ordem de chegada.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.