Film Commission: Búzios ganha escritório de apoio à produção audiovisual
Objetivo é desenvolver o segmento no município para receber produções nacionais e internacionais

Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, encanta por sua beleza e clima acolhedor. As praias e ruas da cidade já foram cenários para gravação de filmes, séries, documentários, material publicitário e muitas novelas. Com o objetivo de ampliar a competitividade como destino privilegiado para filmagens e produções nacionais e internacionais, a prefeitura anunciou nesta quarta-feira, 17, a criação do Escritório Municipal de Apoio à Produção Audiovisual. O departamento é vinculado à secretaria de Turismo.
A iniciativa também promove o desenvolvimento, modernização e fortalecimento da economia criativa e a atividade audiovisual do município, além de contribuir com a economia local e geração de empregos para prestadores de serviço e artistas da cidade.
“A proposta da Búzios Film Commission é que as diversas paisagens de Búzios sirvam de locação para produções de cinema, TV e demais plataformas. Além de movimentar a economia do audiovisual e a economia criativa como um todo, essas atividades vão gerar um impacto positivo em outros setores, como o turismo e o comércio local”, explicou Alexandre Martins, prefeito de Búzios.
De acordo com as diretrizes do Film Commission, o trabalho terá como foco a ampliação do diálogo entre todos os agentes envolvidos nas produções audiovisuais, padronização das autorizações de filmagem junto aos órgãos responsáveis e a promoção do setor audiovisual da cidade no mercado.
O município vai coordenar, centralizar e simplificar procedimentos e demandas relacionados à realização e licenciamento de produções nas áreas cidade, por meio de políticas públicas de incentivo.
Para o secretário de Turismo, Dom de Búzios, as ações irão abrir portas para mais atrativos turísticos no balneário.
“A Búzios Film Commission será o novo catalisador do chamado Turismo Cinematográfico gerando visitas turísticas às locações onde foram gravados os filmes, séries e novelas”, comentou.
O decreto nº 1.753 foi publicado no dia 11 de novembro e estabelece a Búzios Film Commission, junto com o Conselho Deliberativo e o Conselho Consultivo, e o cargo de chefe de ecritório e adjunto.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.