MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Feriado de Corpus Christi é celebrado com belos tapetes em Nova Friburgo

Feriado religioso contou com a confecção de 93 tapetes que utilizaram 35 toneladas de sal

Por Matheus Oliveira
12/06/18 - 14:39
Feriado de Corpus Christi é celebrado com belos tapetes em Nova Friburgo tapetes-corpus-christi. | Amanda Tinoco

Uma verdadeira festa em celebração ao Corpo de Jesus Cristo (Eucaristia), num ritual de fé e alegria para confeccionar a arte dos tapetes de Corpus Christi, na Avenida Alberto Braune, em Nova Friburgo, nesta quinta-feira, 31 de maio. Foram produzidos, ao todo, 93 peças com 35 toneladas de sal tingidas com corante de várias cores, de acordo com a Diocese de Nova Friburgo.

Os tapetes da cidade da Região Serrana foram produzidos pelas diversas paróquias e pastorais da cidade, além de colégios católicos e movimentos como a Renovação Carismática Católica (RCC).

Entre os muitos grupos presentes, espaço para trabalho de fraternidade para unir a família como é o caso de Bruno Miranda.

"Esse processo já dura há 16 anos, junto com meus pais, meu irmão e primo. Nele, preparamos tudo desde o dia anterior, ajustando o desenho, trazendo o material. É gratificante fazer algo bonito e bem trabalhado para a passagem do Senhor, neste feriado que é muito importante para o catolicismo", destacou.

Entre as paróquias da cidade, o clima era de alegria e confraternização. Os paroquianos da capela de Nossa Senhora de Fátima, no Tinguely, e a Pastoral Familiar da Catedral de São João Batista confeccionavam uma das muitas obras que coloriam a principal avenida de Nova Friburgo. O religioso Gilmar Almeida destacou a importância da celebração.

"Para nós, é uma alegria, e não sacrifício, estarmos aqui de manhã cedo para fazer algo tão belo e lembrar o Corpo de Cristo. Esta tradição é antiga e estamos preparando para a procissão do Corpo de Cristo até a nossa Catedral. E para o católico, isso é primordial, pois o Corpo de Cristo é o que nos dá alegria e luz para guardarmos os ensinamentos dele em nós. E sem a fé nada se faz", afirmou. Ele explicou que a Paróquia recebeu doações de sal e que o desenho escolhido foi Jesus oferecendo o mundo e dizendo: "Vós sois o Sal da Terra".

O município de Nova Friburgo se destaca ainda por possuir diversas pastorais de colégios católicos que prestam importantes serviços às comunidades e buscam a realização do bem-comum. Entre eles, está o Colégio Anchieta de origem jesuíta. Coordenadora da pastoral do colégio, Marcely Jardim, explicou a motivação dos alunos da instituição em acordar cedo e participar da festa de Corpus Christi.

Confecção de Tapetes.Confecção de Tapetes. | Amanda Tinoco

"Na verdade, a razão maior é a grande festa do Corpo e Sangue de Jesus. Então temos todo esse trabalho para a passagem do Corpo de Cristo consagrado na missa e na procissão. Começamos a preparação desde o mês de março e vamos combinando o tamanho e o desenho em comunhão com a Igreja. Então escolhemos a obra e encaminhamos para ser ampliado, para, por fim, passarmos a corda e, chegando aqui, finalizarmos o trabalho, colorindo com sal", disse, completando.

"A gente trouxe esse fogo do espírito junto com o Corpo e como esse é o ano dos leigos, tentamos representar o povo que segue Jesus. Utilizamos 30 sacos de sal e 30 corantes", explicou.

No Nossa Senhora das Mercês, administrado pelas irmãs mercedárias, o desenho se destacava pelos detalhes e pelo contraste de cores, encantando a todos que passavam pela Alberto Braune. A diretora-geral do colégio católico, a Irmã Eliane, enalteceu a participação na celebração e o ato de fé realizado pela Pastoral.

"Para nós é sempre uma alegria muito grande, pois é um momento de evangelização desde a participação no desenho, o que queremos projetar até o envolvimento de toda a comunidade para realizar o bem em comunidade. Então, criamos esse ambiente bonito de evangelização para declarar o amor do Pai que entregou seu Filho sem hesitação. Essa obra de amor também faz parte do trabalho do Mercês ", revelou. No Nossa Senhora das Dores, administrado pelas irmãs dorotéias, professores e alunos se confraternizavam para concluir a obra com as iniciais do colégio. O professor André Luís Lopes, conversou com a reportagem e falou da participação dos alunos da pastoral.

"É um prazer participar do movimento como um todo, é observarmos que não é só um movimento devocional, mas de presente, oferta e sacrifício para a cidade, embelezando o feriado. Mas acima de tudo, acho que todos os grupos têm em mente a proposta de oferecer o melhor para Jesus Cristo, que é o grande homenageado da festa. Então, confeccionar o tapete sabendo que no final da tarde, ele vai ser a passarela santa do Santíssimo Sacramento, é colocar todo esforço e trabalho humano como oferta para Deus. Isso é o humano e o sagrado em comunhão", concluiu.

As celebrações de Corpus Christi em Nova Friburgo serão concluídas com a Santa Missa a partir das 15h, seguida da procissão do Santíssimo Sacramento. A festa é a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, que para o catolicismo significa a hóstia consagrada se transformando no Corpo de Jesus Cristo. O Corpus Christi foi instaurado pelo Papa Urbano IV em 1264.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.