MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Feriado da padroeira de Cabo Frio será comemorado com atividades esportivas e religiosas

Programação vai até domingo, 15, com a tradicional corrida pelo dia de Nossa Senhora Assunção

Por Franklin Vogas
12/08/21 - 15:43
Feriado da padroeira de Cabo Frio será comemorado com atividades esportivas e religiosas Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção fica localizada na praça Porto Rocha | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vai comemorar até domingo, 15 de agosto, o Dia de Nossa Senhora Assunção, padroeira da cidade. Para celebrar a data, o município conta com uma programação diversificada unindo atividades esportivas, de lazer e religiosas.

Com o apoio da prefeitura, neste sábado, 14, será realizada a primeira edição da competição ciclística Contra Relógio da Padroeira, e no domingo, 15, será a vez da tradicional Corrida da Padroeira, que chega a sua 14ª edição. As duas competições fazem parte do Calendário de Eventos Turísticos da cidade.

Na parte religiosa, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção realiza missas solenes, novena da padroeira, vigília e coroação, entre outras atividades.

Competição ciclística Contra Relógio da Padroeira

Abrindo as atividades esportivas, o 1º Contra Relógio da Padroeira é um evento competitivo de corrida de bicicleta, que conta com três categorias: estreante, que dará duas voltas no percurso; open, que dará cinco voltas; e elite, com seis voltas no total. Cada volta conta com 4,3 km de extensão.

A largada vai ser realizada no sábado, às 8h, na praça Porto Rocha, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, e seguirá até a orla da praia do Forte, em um trajeto circular entre os dois pontos.

Segundo os organizadores, os atletas poderão participar com bicicletas do tipo speed, mountain bike, city bike, híbrida e bike de cross. Todas deverão estar em perfeito estado de conservação e será obrigatório o uso de capacete rígido e afivelado durante toda a prova.

Os três primeiros colocados de cada categoria por faixa etária e gênero sobem ao pódio. Todos os atletas que concluírem a prova receberão medalha de participação.

A troca dos kits para os inscritos no evento acontece nesta sexta-feira no Shopping Park Lagos (avenida Henrique Terra, 1.700, Palmeiras), das 17h às 20h. Para isso é necessário levar o comprovante de inscrição e um documento oficial com foto.

Corrida da Padroeira

A 14ª Corrida da Padroeira vai ocorrer no domingo, às 8h, Dia de Nossa Senhora da Assunção. A largada da prova será na praça Porto Rocha, em frente à Igreja Matriz.

Exceto a categoria infantil, ganham troféus os três primeiros colocados de cada categoria por faixa etária e gênero. Todos os atletas que concluírem a prova recebem uma medalha de participação, de acordo com a organização do evento.

No percurso de 5 km, nas categorias de caminhada e corrida, os atletas seguem pelo bairro da Passagem até a praia do Forte, retornando em frente ao Hotel Malibu, passando novamente pelo bairro da Passagem e finalizando com a chegada na praça Porto Rocha. Nos 10 km, categoria corrida, os atletas percorrem o mesmo caminho até a praia do Forte, desta vez, seguindo até o bairro do Braga e retornando pelo mesmo percurso até a chegada na praça Porto Rocha.

A troca dos kits de participação para os atletas inscritos vai ser neste sábado na arena do evento, na praça Porto Rocha, das 13h às 17h. É necessário levar um comprovante de inscrição e de um documento oficial com foto.

Programação religiosa

Realizada pela Paróquia de Nossa Senhora Assunção, a programação religiosa em comemoração à santa padroeira de Cabo Frio começou no último dia 6 e segue até domingo, 15, data do feriado.

Toda a celebração ocorre na Igreja Matriz Auxiliar, na rua 13 de Novembro, 96, no Centro. Para participar, no entanto, é preciso fazer a inscrição prévia no site da paróquia. Devido às restrições em virtude da pandemia, a lotação da igreja está reduzida.

Nesta quinta, 12, e sexta, 13, às 18h30, haverá ofício de vésperas seguido de Santa Missa e Novena da Padroeira, às 19h. Na quinta, às 18h, tem exposição e Bênção do Santíssimo. No sábado, véspera do feriado religioso, terá coroação e novena da padroeira, às 17h, e Santa Missa da Vigília, às 18h.

No domingo, dia da padroeira, a programação começa às 7h30 com o Ofício Solene de Laudes. Já ao longo do dia serão realizadas Missas Solenes de Nossa Senhora da Assunção às 8h, 10h, 18h e 20h.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.