MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Exposição na Usina Cultural em Nova Friburgo vai reunir jovens artistas de 18 a 24 anos

Abertura da 'UnoDiverso' faz parte do Projeto Resistência; artista plástica Mana Bernardes fará palestra gratuita

Por Nai Frossard
27/07/22 - 17:50
Exposição na Usina Cultural em Nova Friburgo vai reunir jovens artistas de 18 a 24 anos Jovens artistas foram selecionados através de chamada pública | Foto: Divulgação/Montanha Filmes

Durante três meses, dez jovens de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, fizeram uma residência artística para desenvolver algumas qualidades e o resultado pode ser visto a partir da semana que vem na Usina Cultural.

A abertura da exposição 'UnoDiverso', do Projeto Resistência, será na sexta, às 17h, dia 5, e no sábado acontecerá uma palestra com a artista plástica Mana Bernardes, às 15h.

Os jovens artistas trabalharam os conceitos de identidade e coletividade em suas criações e o trabalho teve a curadoria dos artistas plásticos e arte-educadores Mario Moreira e Mario Massena. Os dez jovens artistas foram selecionados através de chamada pública pelo Projeto Resistência.

Mentoria especial

Mario Massena acompanhou o trabalho dos jovens artistasMario Massena acompanhou o trabalho dos jovens artistas | Foto: Divulgação/Usina Cultural

Eles utilizaram técnicas de desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia e colagem em seus trabalhos durante a residência. Os artistas selecionados se apresentarão com os nomes artísticos, escolhidos por eles mesmos. Mario Massena, responsável pela residência, acompanhou os jovens desde a seleção até a produção das obras inéditas.

Identidade e coletividade – temática abordada pelos participantes, de acordo com Mario Massena, é a possibilidade do público ler o mundo de modo mais amplo e sensível. E complementa:

A arte-educação oferece ao indivíduo o acesso à arte não só como linguagem, mas também como campo do conhecimento. Assim busca desenvolver a percepção, a imaginação, a criatividade e o gosto estético, fortalecendo aspectos da identidade individual e a compreensão do indivíduo na coletividade.

Mario Moreira é um dos curadores do projetoMario Moreira é um dos curadores do projeto | Foto: Divulgação/Usina Cultural

Em tempos de polaridade, Mario Moreira, curador do Projeto Resistência, reforça:

'UnoDiverso' vem se apoiar principalmente na capacidade de diálogo e conexão.

O projeto Resistência Artística já expôs a Mundocircus, recorde de púbico na Usina Cultural Energisa e, pretende continuar valorizando o exercício da pesquisa e da produção artística na cidade e na região.

A cenografia e ambientação da exposição é assinada pelo estilista e designer Tyrone e do produtor Cherman e, o videografismo, produzido por Tiago Vianna. 'UnoDiverso' pode ser vista até o dia primeiro de outubro.

Palestra gratuita

Mana Bernardes faz palestra aberta ao público no sábado, dia 6Mana Bernardes faz palestra aberta ao público no sábado, dia 6 | Foto: Divulgação/Usina Cultural

Mana Bernardes é a convidada especial para fazer uma roda de conversa, aberta ao público, onde ela vai falar sobre sua criatividade e trajetória.

A veia artística de Mana é de berço e ela abraçou o conceito de reaproveitamento de materiais ainda na infância, com sete anos, quando visitou uma aldeia indígena. A partir disso, começou a criar colares com restos de materiais e, com 14 anos, dava aulas em organizações não governamentais.

Designer de jóias inusitadas, as obras de Mana Bernardes circulam desde ruas populares do Rio de Janeiro até o Art Museum, em Nova York. Suas peças podem ser encontradas em lojas conceituadas de São Paulo até as mais sofisticadas em Paris.

Ela vai contar como foi o seu processo artístico na palestra em Nova Friburgo.

UnoDiverso

  • Data: 05/08 a 01/10 (de terça a sábado)
  • Local: Usina Cultural Energisa
  • Horário: das 13 às 20h
  • Ingresso: gratuito
  • Público: todas as idades

Mana Bernardes – Palestra e mesa redonda

  • Data: 06/08 (sábado)
  • Local: Usina Cultural Energisa
  • Horário: 15h
  • Ingresso: gratuito
  • Público: todas as idades

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.