MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estudantes estrangeiros participam de projeto social em Nova Friburgo; atividades começam nesta segunda

Do Canadá para o Cordoeira: eles constroem parque em escola local e participam de atividades de bioconstrução e agrofloresta do 'Projeto Eco Caminhos'

Por Nai Frossard
06/03/23 - 15:12
Estudantes estrangeiros participam de projeto social em Nova Friburgo; atividades começam nesta segunda Estudantes estrangeiros chegam em Friburgo nesta segunda-feira, dia 6 | Foto: Divulgação/Eco Caminhos

Russos, húngaros, espanhóis, indianos, chineses, italianos, ingleses e franceses – essas são algumas das nacionalidades dos estudantes que chegam nesta segunda-feira, dia 6, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, para uma série de atividades na cidade.

A turma multilíngue está instalada na Fazenda Eco Caminhos, em Cardinot (região rural do município), comandada pelo holandês Bart Bijen. Eles ficam até o dia 22.

Bart ressalta que a experiência é rica tanto para os estudantes que vêm de outros países quanto para os jovens brasileiros:

Aqui eles têm oportunidade de conhecer uma língua estrangeira e entender que jovens do outro lado do mundo são iguais, apenas são de outra cultura, com raça e língua diferentes, mas possuem muitas coisas semelhantes e nos faz crer que o mundo é muito menor do que a gente imagina.

Bart coordena os trabalhos na Fazenda Eco CaminhosBart coordena os trabalhos na Fazenda Eco Caminhos | Foto: Divulgação/Eco Caminhos

Junto com outro projeto, o 'Off Grid', a 'Eco Caminhos' vai levar os estudantes da escola canadense Sainteanne para a Escola Municipal Padre Rafael, no bairro Cordoeira.

Lá eles irão construir um parque em madeira, no pátio de educação ambiental da escola, com a presença das crianças, alunos da Padre Rafael.

Os recursos financeiros para a construção do parquinho fazem parte de uma doação dos estudantes estrangeiros. O trabalho dos jovens, é voluntário.

O projeto social 'Off Grid' é um programa bilíngue, que visa a ampliação da visão de mundo de crianças e adolescentes, através do desenvolvimento humanizado de hábitos e habilidades sustentáveis.

Off Grid já desenvolve projeto social na escola em CordoeiraOff Grid já desenvolve projeto social na escola em Cordoeira | Foto: Divulgação/Off Grid

O programa trabalha com base na permacultura, inglês, segurança alimentar, cultivo de alimentos orgânicos, compostagem, captação de água de chuva de forma voluntária e inclusiva, com crianças e adolescentes do bairro Cordoeira.

João Guilherme Wermelinger, dentista que participa do projeto 'Off Grid' na escola Padre Rafael disse que está cheio de expectativas:

Tenho certeza que serão dias de descobertas, esperança, diversidades e inclusões, servidos de altruísmo e também empatia.

Ele acredita que a experiência vai trazer uma ampliação de visão de mundo para as crianças e jovens:

A gente espera desses bons tempos juntos, uma construção de belas memórias que vão ajudar nossas crianças e jovens a construírem melhores caminhos para um mundo melhor, mais saudável, sustentável e belo.

Os sete jovens estudantes de diversos cantos do mundo são acompanhados por uma professora e também vão produzir um documentário sobre turismo sustentável, que faz parte da conclusão do programa escolar deles.

Eco Caminhos tem projetos sociais (de bioconstrução e agrofloresta) e recebe estudantes do mundo todoEco Caminhos tem projetos sociais (de bioconstrução e agrofloresta) e recebe estudantes do mundo todo | Foto: Divulgação/Eco Caminhos

A coleta de dados, filmagens e experiências para o documentário, que tem como tema a preocupação sobre questões econômicas, sociais e ambientais, vão ser proporcionadas através dos projetos desenvolvidos: 'Eco Caminhos' e 'Off Grid'.

Além das intervenções e benefícios da escola no Cordoeira, os estudantes terão vivências agroflorestais, vão aprender sobre bioconstrução, além de atividades de lazer como trilhas, e passeios em cachoeiras da cidade.

O responsável pelo projeto na Fazenda Eco Caminhos, Bart Bijen, disse que a ideia é fazer uma transformação na escola do Cordoeira, para tornar o ambiente mais agradável e provocar uma dinâmica bem interessante entre os jovens.

Crianças e jovens aprendem sobre agroecologia e plantios orgânicosCrianças e jovens aprendem sobre agroecologia e plantios orgânicos | Foto: Divulgação/Ecocaminhos

O que eu tenho experimentado nos últimos 26 anos, trabalhando com estrangeiros que vêm ao Brasil fazendo intercâmbios, é uma experiência transformadora, dos dois lados.

Ele destacou que o intercâmbio amplia a vontade dos jovens daqui de aprender outra língua, de se desenvolver, de querer conhecer outras partes do mundo e entender que, “através do querer a gente consegue desenvolver de forma mais ampla do que somente em nossa comunidade local”.

Para estrangeiros é uma oportunidade de nova vivência em uma nova cultura e, muitas vezes, significa também uma evolução pessoal.

Ele diz que esse tipo de experiência, de fazer algum trabalho voluntário, em um pais que tem condições diferentes de onde que esses jovens crescem é também uma oportunidade de crescimento.

Isso faz com que eles queiram voltar e conhecer mais esse país maravilhoso que é o Brasil. É uma maneira de se conhecer melhor, de olhar pra dentro de si. Estar longe de casa, distante do conforto da família e de todas as facilidades é uma experiência única, que permite um amadurecimento como ser humano.

Para conhecer mais os projetos desenvolvidos pela Eco Caminhos, você pode consultar no site da fazenda.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.