MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Escritores de Cabo Frio participam da Bienal Internacional do Livro do Rio

Duas obras que retratam a cidade serão lançadas durante o evento que começou nesta sexta-feira

Por Vinícius Pereira
03/12/21 - 09:21
Escritores de Cabo Frio participam da Bienal Internacional do Livro do Rio Membros da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio vão representar a cidade na Bienal | Foto: Jaqueline Brum

Escritores de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, membros da Academia de Letras e Artes (Alacaf), foram selecionados para participar da 20ª edição da Bienal Internacional do Livro. Duas obras que descrevem a cidade serão lançadas durante o evento que começou nesta sexta-feira, 3, no Rio Centro. O livro "Aventuras na Laguna” e a antologia "Alacaf Celebra Cabo Frio II".

Cabo Frio para os pequenos

O amor que a escritora Jaqueline Brum sente por Cabo Frio é facilmente transformado em palavras. No livro "Aventuras na Laguna", a autora aborda parte da riqueza ambiental do município e conta o passeio de Gui e seus amigos pela grandiosa Laguna de Araruama, considerada a maior laguna hipersalina em todo o planeta.

O livro de colorir, ilustrado por Felipe Freitas e lançado pela Shopia Editora, apresenta aos leitores várias informações importantes, como as espécies que habitam aquelas águas, poluição e potencial econômico da pesca local. O lançamento acontece às 18h.

"Aventuras na Laguna" conta o passeio do menino Gui e seus amigos pela grandiosa Laguna de Araruama"Aventuras na Laguna" conta o passeio do menino Gui e seus amigos pela grandiosa Laguna de Araruama | Foto: Jaqueline Brum

“A Bienal Internacional do Livro é uma grande oportunidade, uma grande vitrine. Um evento de extrema importância para o fortalecimento e fomento cultural. Estamos muito felizes e honrados com essa oportunidade dada pela Secretaria Estadual de Cultura. Vamos representar a nossa cidade, levar o nome de Cabo Frio, propagando o legado de Teixeira e Sousa, primeiro romancista brasileiro, cabo-friense e patrono da Alacaf”, afirmou Jaqueline, presidente da Alacaf.

Jaqueline também foi selecionada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (SECEC – RJ), para participar da abertura de um Sarau Ambiental, no primeiro dia do evento. Os nomes dos outros escritores, que também vão representar a academia na Casa de Leitura e Conhecimento da Bienal, ainda serão confirmados.

Livro de poemas

Antologia reúne diversos poemas em homenagem a Cabo Frio Antologia reúne diversos poemas em homenagem a Cabo Frio | Foto: Jaqueline Brum

No mesmo dia, a Alacaf estará lançando, a partir das 19h, a antologia "Alacaf Celebra Cabo Frio II", onde estão reunidos poemas de vários escritores. Esta é a segunda antologia feita em homenagem à cidade.

No poema "Flor de Cabo Frio", de Jaqueline Brum, por exemplo, é possível imaginar cada detalhe descrito pela autora, a grandeza e a sutileza de uma cidade, que guarda inúmeros sentimentos em cada esquina. Confira:

Cabo Frio é meu chão!

Cabo Frio é meu lar!

Sou flor do mar, com orgulho,

Dessa terra Tupinambá.

Cabo Frio, terra dos meus ancestrais,

Onde habita alegria e saudade...

Sou minhoca da terra,

Caiçara com muito amor!

Posso florir, posso reinar

No meu eu lírico, flor do mar.

Gratidão, terra querida que me faz transbordar!

Minha terra, meu refúgio, meu adubo...

Cabo Frio: meu lugar no mundo!

Estrutura da Bienal

A Bienal Internacional do Livro do Rio ocupa dois pavilhões do Riocentro, na Barra da Tijuca. Serão recebidas no máximo 40 mil pessoas por dia (20 mil por turno).

Nesta edição, a programação será mais enxuta: serão 42 mesas e número de expositores diminuiu de 196 para 85.

Na maioria dessas mesas serão tratados temas que têm mobilizado o debate público, como democracia, religião e ancestralidade, racismo e desigualdades, além da cultura.

Dois espaços se destacam na programação. O primeiro é a Estação Plural, onde formadores de opinião vão discutir temas como narrativas, ficção e literatura. O outro é o Espaço Metamorfoses, criado para promoção de espaços sensoriais e direcionados para o público infantil.

Venda de ingressos

Os ingressos estão à venda somente pela internet e custam R$ 40 e R$ 20 (meia entrada). Crianças até um metro de altura não pagam entrada.

Para acessar o espaço, serão obrigatórios a apresentação de comprovante de vacinação para maiores de 12 anos e o uso de máscara facial.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.