MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Diversão e arte: agenda cultural do fim de semana repleta de opções!

Não faltam atrações para curtir o feriado. Confira a seleção de eventos para quem pode ou prefere ficar em casa

Por David Massena
03/06/21 - 09:08
Diversão e arte: agenda cultural do fim de semana repleta de opções! Gusttavo Lima, Fabiana Cozza e Bel Marques estão entre as atrações virtuais dos próximos dias | Fotos: Divulgação

O “fimde” é um caleidoscópio de emoções! Da negritude no samba aos violeiros do Rio, as atrações passam por exposição de fotografias, lives, ações de educação ambiental para celebrar o dia do meio ambiente, teatro online, cinema e muito mais.

O carnaval carioca tem na negritude seu principal pilar de identidade. Podemos citar a chamada Revolução Salgueirense ou os enredos de temática africana e afro-brasileira. Essa importância histórica é o ponto de partida para o novo projeto do ‘’Sambistas da Depressão’’ que apresenta uma série de Lives intituladas “Enredos e questões da Negritude no Samba”, comandadas por ninguém mais, ninguém menos do que o estrelado Milton Cunha. As Lives, acontecerão no Canal do YouTube do Sambistas da Depressão todas as terças-feiras do mês de junho.

O Festival Nelmo Ricardo, que vem acontecendo online com recursos da Lei Aldir Blanc, com apresentações no canal no YouTube da Secretaria de Cultura de Nova Friburgo/RJ traz nesta quinta, 3, às 10h, o artista circense Ian Melone em oficina de construção de malabares com material alternativo, e, às 17h, show live com Capitão X tocando clássicos do rock. Na sexta-feira, 4, às 10h, tem o cineasta Luciano Santos apresentando a obra da escritora Tereza Malcher e da historiadora Janaína Botelho, “ Zum Zum Zum das Montanhas” e às 17h, ocorrerá a apresentação do músico Pedro Friedrich com o show “ Raízes do blues”.

Para celebrar os 20 anos da Usina cultural Energisa em Nova Friburgo, o espaço oferece a exposição virtual “Recantos e encantos de Salinas”, da fotógrafa Regina Lo Bianco, até dia 30 de junho. A visitação é um passeio virtual 360 graus - www.fundacaoormeo.org.br

Em Cabo Frio o mês de junho começa com ações de conscientização durante a Semana do Meio Ambiente, no Shopping Park Lagos. Até o dia 8 de junho, diversas atividades serão realizadas em parceria com a ONG Mar Sem Lixo, entre exposição, palestra e distribuição de mudas. O objetivo da Semana é educar, conscientizar e chamar a atenção da população para a importância dos oceanos para a nossa sobrevivência e de todas as espécies marinhas. A mostra “O que não acaba no lixo, acaba no mar”, na Praça Sambaqui, reunindo totens com informações e fotos de ações e de animais feridos pelo impacto de resíduos, como lacres e apetrechos de pesca, descartados em praias e lagoas. Nos acessos ao shopping, painéis retratam artes recicláveis confeccionadas com lixo retirado do mar. As obras, feitas em 2019, levam a assinatura de Cesar Dias, Luane Ferreira e Eduardo Souza, frequentadores da praia das Dunas do Peró.

Batizados como “Vida no mar não combina com plástico” e “Onda na Praia Dunas do Peró em dia clássico”, os painéis de 2,20m x 1,60m representam a riqueza da vida marinha e foram revestidos com cerca de 120 garrafas pet, 400 tampinhas, 630 sacolas plásticas e 200 canudos. As obras são usadas também como ferramentas de educação ambiental em exposições itinerantes. No sábado, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir das 9h, voluntários colocam a mão na massa através da Ação de Limpeza na Lagoa das Palmeiras. Às 14h, haverá distribuição de mudas de plantas nativas da região. Já na segunda, 7, às 10h30, haverá plantio de árvores e na terça-feira, 8, às 14h, acontece um workshop sobre o Dia Mundial dos Oceanos, com biólogos da BW Veterinária e ambientalistas da ONG Mar Sem Lixo.

A partir desta quinta, 3, começa a ‘Teresópolis Artes Manuais’, feira de artesanato que reúne 20 artesãos que apresentam os mais variados objetos decorativos e artefatos, todos produzidos com muita criatividade, utilizando os mais diversos materiais. A feira pode ser visitada no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Soberbo, até o dia 6 de junho, domingo, das 10 às 17h. Será seguido o protocolo de segurança com relação à pandemia, como distanciamento entre os estandes, uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool em gel. O CAT terá atendimento diário, das 9h às 18h.

O III Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro acontece pela primeira vez em formato virtual de 3 a 6 de junho. Com uma programação de shows, mostra de cinema, palco aberto e oficinas voltadas para viola, o festival será transmitido pelo YouTube.

Uma carta real inspirou as atrizes Denise Stutz e Inez Viana a criarem o espetáculo Partida, com direção de Debora Lamm. Com realização do Sesc RJ, a peça online estreia nesta sexta-feira, 4, no canal da instituição no YouTube (youtube.com/portalsescrio), com apresentações gratuitas de sexta a domingo, às 19h. A classificação etária é livre.

Sexta, 4, o grupo Casuarina sobe ao palco do Teatro Claro Rio para apresentar um show inédito em comemoração aos 18 anos de carreira do grupo. Batizado de “Disturnê”, o show acontecerá sem a presença de público e com transmissão direta e gratuita no Canal 500 da Claro e no canal do YouTube do Teatro Claro Rio e do grupo Casuarina.

Prepare o coração se você é fã do cantor Gusttavo Lima. Na sexta, 4, a partir das 21h, ocorre a live do artista no ZoOme Hall at Teatro B32. O cantor apresentará o show "Embaixador In Concert" e contará com a participação de uma orquestra. A transmissão será realizada por meio da plataforma ZoOme.TV e os ingressos já estão à venda. A série #EmCasaComSesc, lançada no ano passado, continua em 2021. A programação ocorre por meio do canal oficial do Sesc no YouTube e Instagram. Na sexta, 4, às 19h, tem Tuyo e no sábado, 5, às 19h, Fabiana Cozza.

No dia5, sábado, a partir das 17h, ocorre a nova live do Zé Neto & Cristiano. No repertório, os sucessos Alô Ambev, Largados As Traças, Notificação Preferida entre outros. A transmissão será realizada por meio do YouTube. Também tem Bell Marques no sábado, 5, a partir das 20h. A apresentação terá participação especial da dupla Israel & Rodolffo. O #ArraiáBellMarques será transmitido por meio do canal oficial do músico no YouTube. Acha que acabou? Que nada! Também no dia 5, a partir das 21h, ocorre a live do Wesley Safadão no ZoOme Hall at Teatro B32. O cantor apresenta o show "Safadão Amplificado". A transmissão será realizada por meio da plataforma ZoOme.TV e os ingressos estão à venda.

Até o dia 9 de junho acontece a “Mostra Ecofolante de Cinema — Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia”, com exibição de 16 filmes, além de webnário e debates com especialistas, cineastas e convidados. Para saber mais basta acessar a programação no www.ecofalante.org.br.

A atriz e ativista ambiental Laila Zaid lança o seu primeiro livro, “Manual Para Super-Heróis — O Início da Revolução Sustentável”, pela Melhoramentos, com informações, curiosidades e desafios para as crianças na batalha pela sustentabilidade, neste sábado, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente. Mais informações no @editoramelhoramentos.

A cantora Roberta Sá lança o álbum “Sambas e Bossas” nas plataformas digitais e faz Live no próximo dia 5, no Teatro Claro Rio, às 21h, com transmissão ao vivo pelo Canal 500 da Claro TV e no YouTube do teatro. As músicas do disco estarão no show, que também celebrará os 90 anos que João Gilberto completaria no próximo dia 10.

Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador já têm data para voltar oficialmente. Após a liberação das rodas de samba pela prefeitura do Rio de Janeiro, o grupo anuncia seu retorno, com medidas de segurança e capacidade reduzida, para a próxima segunda-feira, dia 7 de junho, no Clube Renascença, espaço onde nasceu e se apresentou semanalmente nos últimos 16 anos.

A ONG Cinema Nosso promove o primeiro curso gratuito de “Realidade Aumentada para crianças”. Inscrições até 11 de junho pelo link na bio do Instagram @cinema_nosso.

A Mostra Sesc de Cinema chega em sua quarta edição, em 2021, cada vez mais inserida e consolidada no circuito de festivais de cinema do Brasil. Sua principal característica é incentivar a produção nacional independente que não chega ao circuito comercial de exibição, priorizando a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados a pluralidade cultural do país ou que se desdobrem em olhares exteriores que dialoguem com as realidades brasileiras. Saiba mais em www.sesc.com.br


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.