MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Considerada a cidade da trova, Nova Friburgo realiza a 64ª edição dos Jogos Florais

Programação acontece até domingo em vários pontos da cidade; veja a programação completa

Por Kessia Coutinho
26/05/23 - 10:43
Considerada a cidade da trova, Nova Friburgo realiza a 64ª edição dos Jogos Florais Diversas trovas foram colocadas na praça Getúlio Vargas, durante bicentenário de Friburgo, em 2018 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, é considerada a cidade das trovas, e por isso realiza, há décadas, os Jogos Florais, que reúnem trovadores de todo o país.

Esse ano, a tradição voltou a ser comemorada no mês de maio, após ser realizada fora da época durante alguns anos. Os LXIV Jogos Florais de Nova Friburgo acontecem entre esta sexta-feira, 26, e domingo, 28.

As atividades vão ocupar diversos espaços do município, como a Academia Friburguense de Letras, Espaço Arp, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Capela Santo Antônio e a Usina Cultural Energisa.

A entrada é gratuita. A realização é da União Brasileira de Trovadores – Seção Nova Friburgo (UBT-NF) e da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento também é considerado um Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. No dia 18 de julho, em todo o território nacional e na cidade, comemora-se o Dia do Trovador.

A data foi escolhida para homenagear o nascimento de Luiz Otávio, pseudônimo de Gilson de Castro, fundador e presidente perpétuo da União Brasileira de Trovadores.

A trovadora e presidente da seção Nova Friburgo da União Brasileira dos Trovadores, Elisabeth Souza Cruz, falou sobre a importância do evento:

Além de perpetuarem o cultivo da trova, os Jogos Florais agregam um valor turístico em âmbito nacional, difundindo Nova Friburgo pela Brasil afora. Nas muitas cidades onde são sediadas seções da União Brasileira de Trovadores, Nova Friburgo é modelo de organização e experiência. Por ter sido a pioneira, o 'berço' onde nasceu esse movimento, nossa cidade é uma espécie de lugar sagrado onde todos querem vir, ao menos uma vez, na conquista de prêmio.

Elisabeth ainda fez um convite para que todos os friburguenses e visitantes participem da festa:

A programação é aberta ao público. É uma festa inspiradora, três dias de alegria e muita confraternização. Participem!

Programação completa

Sexta-feira, 26:

  • 15h - Recepção aos trovadores / Inauguração simbólica da Alameda das Trovas Eduardo Rodrigues (praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro de Turismo)

  • 19h – Noite dos Magníficos Trovadores / Apresentação da Musa dos Jogos Florais, lançamento do livro 'SOS' de Renata Paccola e premiação da Categoria Magníficos Trovadores na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas - rua Fernando Bizzoto, 39, Centro)

Sábado, 27:

  • 9h - Oração dos Trovadores na Igreja de Santo Antônio (praça do Suspiro)

  • 10h - Visita ao Espaço Histórico na Fonte do Suspiro e praça dos Trovadores Rodolpho Abbud (praça do Suspiro)

  • 11h - Visita ao Espaço Arp (avenida Conselheiro Július Arp, 80, Centro)

  • 18h - Noite festiva com a abertura do programa 'Show de Trovas'

  • 19h - Apresentação do coral Cantomusarte

  • 19h30 - Premiação do concurso local de Trovas

Todos os eventos que começam às 18h serão realizados na Usina Cultural Energisa (praça Getúlio Vargas, 55, Centro)

Domingo, 28:

  • 9h - Sessão de entrega de prêmios, concurso em homenagem ao Bicentenário Teuto e concurso nacional/ internacional e novatos

  • 13h - Encerramento dos LXIV Jogos Florais – 2023

Todos os eventos de domingo, 28, acontecem na Academia Friburguense de Letras (praça Presidente Getúlio Vargas , 57, Centro)

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.