MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conheça o mapa virtual que conta a história dos patrimônios de Nova Friburgo

Mapa da História foi desenvolvido pela Fundação Dom João VI e pode ser acessado pelo celular

Por Bernardo Fonseca
20/05/22 - 10:31
Conheça o mapa virtual que conta a história dos patrimônios de Nova Friburgo Por meio do celular, é possível "passear" pela história de Nova Friburgo | Foto: Bernardo Fonseca

Já imaginou andar por Nova Friburgo, na serra fluminense, e descobrir, por meio do celular, a história dos patrimônios históricos mais importantes da cidade? É mais ou menos essa a proposta do Mapa da História, uma plataforma online desenvolvida, em 2017, pela Fundação Dom João VI.

Além das informações básicas sobre bens culturais do município, alguns desses locais contam com uma linha do tempo, que revela outros detalhes de forma didática.

O Mapa da História é ideal para turistas, friburguenses que queriam saber mais sobre a cidade e, principalmente, para estudantes, como destaca Luiz Fernando Folly, presidente da Fundação Dom João VI.

“A gente buscou montar o projeto junto com a rede escolar, tanto pública quanto privada, exatamente para que as crianças possam compor o mapa em sala de aula. Dentro de uma aula, o professor pode acessar a nuvem da Fundação e criar o histórico desses bens”, explica.

É preciso clicar sobre os símbolos dos patrimônios para ter acesso às informaçõesÉ preciso clicar sobre os símbolos dos patrimônios para ter acesso às informações | Foto: Reprodução

Além de ter acesso às informações na palma da mão, o cidadão pode ver fotos, vídeos, áudios, e até dissertações e teses sobre determinado local ou história.

Tudo foi idealizado pelo ex-presidente da Fundação, Nelson Bohrer, e desenvolvido pela equipe da instituição. A ideia, segundo Luiz Fernando, é que o mapa vá sendo atualizado constantemente:

A gente só preserva e cuida do que a gente conhece. A ideia é que esse mapa sirva como educação patrimonial e vá crescendo.

Ainda de acordo com o presidente da Fundação Dom João VI, com o tempo, existe a pretensão de expandir a abrangência do mapa também para a música, a gastronomia, entre outros segmentos representativos da história e do cotidiano de Nova Friburgo.

O Mapa da História foi desenvolvido pela equipe da Fundação Dom João VIO Mapa da História foi desenvolvido pela equipe da Fundação Dom João VI | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

“Atualmente, estamos fechando algumas parcerias de uso do mapa junto aos hotéis da cidade. A ideia é dar mais visibilidade a ele, a partir de agora”, finaliza.

Ficou curioso? Para conhecer o projeto, basta acessar o site da Fundação Dom João VI. Na página, o usuário precisa descer até a parte inferior da tela até encontrar o Mapa da História, ou basta clicar neste link. O mapa também pode ser visto através do Google Earth e do Google Maps.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.