MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Com exposição e rapel na Matriz de Santa Tereza, 15ª Primavera de Museus chega ao fim

Moradores de Teresópolis e turistas ainda podem visitar a mostra ’10 anos a refletir’, na Casa da Memória Arthur Dalmasso

Por Redação Multiplix
28/09/21 - 10:34
Com exposição e rapel na Matriz de Santa Tereza, 15ª Primavera de Museus chega ao fim Descida de rapel na torre da Matriz de Santa Teresa durante a programação da 15ª Primavera de Museus | Fotos: Divulgação/Bruno Nepomuceno (Prefeitura de Teresópolis)

Terminou no último sábado, 25, a programação da 15ª Primavera de Museus, promovida de 21 a 26 de setembro em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, a programação elaborada pela Secretaria de Cultura se concentrou na Casa da Memória Arthur Dalmasso, incluindo cursos, debates, lançamento de livros e uma exposição que segue aberta à visitação pública.

Atendendo ao tema proposto pelo Ibram, ‘Museus: Perdas e Recomeços’, a Secretaria de Cultura, através da equipe da Casa da Memória Arthur Dalmasso, elaborou para Teresópolis uma programação com referências ao desastre natural que atingiu a Região Serrana em janeiro de 2011.

A Secretária de Cultura, Cléo Jordão, comemorou o sucesso da Primavera de Museus e acredita que a ação inseriu Teresópolis no roteiro brasileiro de museus. “Tivemos uma semana intensa de atividades, que foram de encontro ao tema proposto e possibilitaram ao público teresopolitano grande conhecimento e reflexão”, destacou.

Homenagem ao montanhista Miguel Ignacio Jorge, o senhor da TorreHomenagem ao montanhista Miguel Ignacio Jorge, o senhor da Torre | Foto: Divulgação/Bruno Nepomuceno (Prefeitura de Teresópolis)

O primeiro dia, 21 de setembro, foi marcado pela abertura da exposição ’10 anos a refletir’, com textos e imagens que propõem uma reflexão sobre os acontecimentos pelas quais a cidade passou em 2011.

No mesmo dia, foi realizada também uma descida de rapel partindo da torre da Matriz de Santa Teresa, na praça Balthasar da Silveira, com a participação de membros do Centro Excursionista Teresopolitano (CET), em homenagem ao aniversário de Miguel Ignacio Jorge, o senhor da Torre. O montanhista, conquistador da Verruga do Frade em 1933, fazia também voluntariamente a manutenção do cruzeiro e do relógio da Igreja Matriz de Santa Teresa.

No dia 22, foi a vez da aula inaugural do curso ‘Introdução à estética e filosofia da arte’, ministrado pelo filósofo Arthur Barbosa, e que abordou elementos artístico-filosóficos no consumo, nas mídias, séries e relações. O curso, que tem duração de um mês, continuará na própria Casa da Memória, dentro do projeto TerêCultura Educa.

Na quinta, 23 de setembro, a programação contou com um sarau com a participação da Oficina de Poesia e Criação, presidida pelo membro da Academia Teresopolitana de Letras (ATL), Waldir José do Couto. O encontro, que mesclou literatura e emoção, contou com a presença do presidente da Academia de Letras do Brasil – seccional Teresópolis, Nicolas Theodoridis.

Na sexta-feira, 24, mais um evento voltado para os acontecimentos de 2011, com a realização da mesa redonda sobre o livro ‘Vida sob Escombros’, de Gustavo Lucena de Melo. Na ocasião, público e autor puderam debater e refletir sobre as histórias narradas no livro.

E finalmente na tarde de sábado, 25 de setembro, foi lançado o livro ‘Meu amigo partiu’, da escritora Andrea Viviana Taubman, com ilustrações de Sandra Ronca. O evento incluiu um bate-papo e contação de histórias com a autora.

“Com público controlado e atendendo a todos os protocolos de segurança, a 15º Primavera de Museus foi um sucesso. E para quem perdeu, ainda é possível visitar a exposição ’10 anos a refletir’, uma excelente oportunidade de aprendizagem e reflexão sobre as perdas e recomeços pelos quais todos nós passamos a partir de 2011. Vale a pena conferir”, convida o subsecretário de Cultura, Ricardo Guarilha.

A exposição ’10 anos a refletir’ pode ser vista de terça a domingo, das 10h às 17h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, que fica na praça Balthasar da Silveira, 91, na Várzea.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.