Campesina Friburguense celebra 151 anos com live nas redes sociais
Evento terá transmissões pelo YouTube, Instagram e Facebook, a partir das 19h

Um traço importante da identidade cultural de Nova Friburgo e que ajuda a contar a história do município da Região Serrana, a Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense completa nesta quarta-feira, dia 6 de janeiro, 151 anos de história.
Para celebrar a data, a instituição anunciou que vai realizar uma live em suas redes sociais (YouTube, Instagram e Facebook, a partir das 19h, com homenagens à Campesina. A celebração será online em razão da pandemia do novo coronavírus.
Campesina recebeu diversos prêmios ao longo da história | Foto: Reprodução/Redes Sociais
A tradicional banda e escola de música da cidade foi fundada em 1870, por um grupo de republicanos abolicionistas liderado pelo Major Augusto Marques Braga, e que teve como primeiro maestro o mestre Presciliano José da Silva.
Desde 1870, a presença da Campesina é constante nos acontecimentos mais significativos da vida e história de Nova Friburgo.
A Campesina tem uma escola de música com aulas gratuitas para instrumentos de banda, teoria musical, instrumentos de sopro e percussão.
Ao longo da história, a Campesina recebeu diversos prêmios, como a condição de Hors-Concours, por vários anos, do Concurso de Bandas de Músicas Civis do Estado, depois de ter sido campeã por cinco vezes, sendo duas consecutivas.
Concerto da Independência 2013, com a participação do cantor Martinho da Vila | Foto: Reprodução/Campesina Friburguense
A Sociedade Musical também participou como a única representante fluminense no Campeonato Nacional de Bandas de Música Civis de São Paulo e foi vice-campeã brasileira em dezembro de 1993.
A Campesina Friburguense também já esteve em outros países. Na Suíça, especialmente, realizou diversas apresentações, como o espetáculo: “Nova Friburgo Canta Brasil", em 2002.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.