MENU

Portal Multiplix

Campesina Friburguense celebra 151 anos com live nas redes sociais

Evento terá transmissões pelo YouTube, Instagram e Facebook, a partir das 19h

Por Matheus Oliveira
06/01/21 - 11:12
Campesina Friburguense celebra 151 anos  nesta quarta-feira com live nas redes sociais Campesina Friburguense celebra 151 anos nesta quarta-feira | Foto: Divulgação/Campesina Friburguense

Um traço importante da identidade cultural de Nova Friburgo e que ajuda a contar a história do município da Região Serrana, a Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense completa nesta quarta-feira, dia 6 de janeiro, 151 anos de história.

Para celebrar a data, a instituição anunciou que vai realizar uma live em suas redes sociais (YouTube, Instagram e Facebook, a partir das 19h, com homenagens à Campesina. A celebração será online em razão da pandemia do novo coronavírus.

Campesina recebeu diversos prêmios ao longo da históriaCampesina recebeu diversos prêmios ao longo da história | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A tradicional banda e escola de música da cidade foi fundada em 1870, por um grupo de republicanos abolicionistas liderado pelo Major Augusto Marques Braga, e que teve como primeiro maestro o mestre Presciliano José da Silva.

Desde 1870, a presença da Campesina é constante nos acontecimentos mais significativos da vida e história de Nova Friburgo.

A Campesina tem uma escola de música com aulas gratuitas para instrumentos de banda, teoria musical, instrumentos de sopro e percussão.

Ao longo da história, a Campesina recebeu diversos prêmios, como a condição de Hors-Concours, por vários anos, do Concurso de Bandas de Músicas Civis do Estado, depois de ter sido campeã por cinco vezes, sendo duas consecutivas.

Concerto da Independência 2013, com a participação do cantor Martinho da VilaConcerto da Independência 2013, com a participação do cantor Martinho da Vila | Foto: Reprodução/Campesina Friburguense

A Sociedade Musical também participou como a única representante fluminense no Campeonato Nacional de Bandas de Música Civis de São Paulo e foi vice-campeã brasileira em dezembro de 1993.

A Campesina Friburguense também já esteve em outros países. Na Suíça, especialmente, realizou diversas apresentações, como o espetáculo: “Nova Friburgo Canta Brasil", em 2002.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.