MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Autor do quadro brasileiro mais caro a ser vendido em leilão é friburguense

Conheça um pouco sobre a vida e obra do artista Alberto Guignard, que ficou internacionalmente conhecido na história da arte moderna

Por Luisa Machado
10/12/19 - 12:07
Autor do quadro brasileiro mais caro a ser vendido em leilão é friburguense O quadro Vaso de Fores, pintado em 1933 pelo artista, é a obra brasileira mais cara a ser vendida em um leilão | Foto: Divulgação/Ricardo Rutkauska

Você sabe quem foi Alberto da Veiga Guignard? O artista plástico nascido em 1896 foi um importante nome da arte modernista no Brasil e no mundo, mas tem um detalhe sobre o pintor que pouca gente sabe: ele nasceu na serra fluminense, no município de Nova Friburgo.

“É um orgulho muito grande saber que esse artista é um símbolo de Friburgo. O artista tem um nome e um peso tão fortes nas artes plásticas, que foi como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. O fato dele ser friburguense traz um grande prestígio para a cidade”, comenta Leonardo Santiago, que é artista plástico e professor de pintura, no município.

Outro fato importante sobre o artista é que seu quadro Vaso de Fores, pintado em 1933, foi arrematado por R$ 5,7 milhões na Bolsa de Arte de São Paulo, em agosto de 2015. Desde então, tornou-se a obra mais cara de um brasileiro vendida em leilão.

A história de Guignard começou nas montanhas da serra do Rio, onde nasceu. Depois, aos 11 anos, se mudou com a família para a Alemanha. Foi lá, na Königliche Akademie der Bildenden Künste (Real Academia de Belas Artes) de Munique, que iniciou sua formação artística.

Foram quatro anos dedicados ao aprendizado de estilos tradicionais de pintura, como a arte flamenga, iniciada no século 15, na Bélgica. Em 1925 o artista prosseguiu os estudos, dessa vez em dois lugares: em Florença, na Itália, e em Paris, na França.

Guignard foi pintor, desenhista, ilustrador e professor de artes durante diferentes períodos de sua vida. Foi em 1929 que decidiu retornar ao país de origem para compartilhar as boas novas trazidas da Europa, como explica o professor de história da arte, Carlos Borges.

“Ele tinha uma noção do moderno que o Brasil em si não tinha, estava atualizado com as coisas que estavam acontecendo na Europa, numa época em que as informações chegavam até aqui de navio”, afirma.

Ainda de acordo com o professor, “Guignard trabalhou no sentido de fazer uma arte brasileira que lidava com questões correntes ao seu tempo, como o próprio surrealismo, que ele trouxe da França da década de 1920”, explica.

Artista plástico foi um dos mais importantes da arte modernista no Brasil e no mundoArtista plástico foi um dos mais importantes da arte modernista no Brasil e no mundo | Foto: Reprodução/Fundação Guignard

O modernismo, principal estilo adotado durante a carreira pelo artista, surgiu após a união de tendências trazidas na Europa. Uma delas foi o cubismo, principalmente representado por Pablo Picasso, e que tinha como uma das principais características o uso de formas geométricas para retratar imagens reais.

Outro movimento artístico que influenciou diretamente a obra de Guignard foi o fauvismo, que teve como principal representante o colega francês, Henri Matisse. Para Carlos Borges, esse é um dos traços mais marcantes da obra do artista friburguense.

“Ele pinta paisagens e imagens em natureza morta e mostra a questão de estrutura que o cubismo herdou do fauvismo. Guignard mistura um pouco a arte ingênua brasileira com o conhecimento que ele tinha da arte de Matisse, isso tudo com uma interpretação original e diferente”, explica o professor.

De acordo com o artista Leonardo Santiago, a cidade de Nova Friburgo foi contemplada com o nascimento de Alberto Guignard, e essa história deve ser valorizada.

“O nome de Alberto Guignard é muito importante, e é preciso dar uma ênfase para a obra e trajetória desse friburguense na história das artes no mundo”, finaliza.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.