MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Artista digital de Teresópolis participa da produção de 'Sandman'; série está entre as 10 mais assistidas da Netflix

Especializado em efeitos especiais, Antonio Ribeiro trabalha para Hollywood, em estúdios no Canadá

Por Nai Frossard
07/10/22 - 16:09
Artista digital de Teresópolis participa da produção de 'Sandman'; série está entre as 10 mais assistidas da Netflix Antonio Ribeiro trabalhou nos efeitos visuais de 'Sandman' | Foto: Divulgação/Antonio Ribeiro

O 'compositor digital', Antonio Ribeiro, queria trabalhar com efeitos visuais e, em 2015, tomou uma decisão: fez as malas e se mudou com a companheira para o Canadá, onde estão muitos estúdios de efeitos visuais que atendem aos clientes de Hollywood. Ele começou do zero a nova vida no país estrangeiro.

Antonio, que nasceu em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, não imaginou que seu trabalho fosse chegar tão longe, com um alcance gigantesco e ser visto por milhões de pessoas. O seu trabalho mais recente e com visibilidade internacional foi para a série Sandman, que estreou na Netflix em agosto.

Além disso, esse ano está marcando a vida dele com uma outra alegria: ele está na cidade passando uma temporada para matar a saudade do lugar e da família.

Ele explicou que a equipe de efeitos visuais trabalhou por semanas criando cenários virtuais da série, de acordo com a base vista nos quadrinhos e a orientação do diretor de efeitos visuais.

O compositor digital nasceu em Teresópolis, mas trabalha no Canadá desde 2015 O compositor digital nasceu em Teresópolis, mas trabalha no Canadá desde 2015 | Foto: Arquivo pessoal/Antonio Ribeiro

Seria praticamente impossível criar a maioria dos cenários da história em um set de filmagem. A produção dos efeitos visuais demandou muitas horas de trabalho, porque quase 60% dos cenários da série foram criados por essa equipe.

O artista digital conta algumas curiosidades sobre a produção: “A filmagem onde aparece o castelo de Morpheus foi feita em uma igreja e o cenário foi todo refeito digitalmente”, revelou.

Segundo ele, cada detalhe demandou “muitos ajustes, alterações, incessantes e constantes adaptações exigidas pelos clientes”. Mas ele comemora o resultado:

No final, ficou muito satisfatório e valeu a pena.

 Sandman: muitos cenários são  virtuais Sandman: muitos cenários são virtuais | Foto: Divulgação/Antonio Ribeiro

O trabalho teve uma duração total de seis meses, incluindo a pós-produção da série que está entre as dez mais assistidas da plataforma, em mais de 90 países.

Quando estamos trabalhando nas séries ou nos filmes, não pensamos no tamanho que isso tem. Pensar que o trabalho feito será visto por milhões de pessoas é um pouco assustador, mas ao mesmo tempo, muito satisfatório.

Além disso, ele destaca que está em uma indústria de produção que mobiliza centenas de profissionais nos bastidores de criação. É impossível trabalhar sozinho nos efeitos visuais. No seu primeiro trabalho, eram 70 artistas lado a lado. No estúdio seguinte, o time era de 350 profissionais.

Já cheguei a trabalhar em um estúdio com quase mil artistas. É uma atividade onde comunicação e trabalho de equipe são fundamentais.

Série está entre as dez mais assistidas em dezenas de paísesSérie está entre as dez mais assistidas em dezenas de países | Foto: Divulgação/Antonio Ribeiro

Quando ele chegou em Toronto, o primeiro estúdio que trabalhou era focado em conversão de filmes para 3D. Antonio recebia as cenas prontas (já com os efeitos visuais) e tinha que converter para que pudessem ter esse efeito em terceira dimensão (vistos com óculos especiais). “É um processo demorado e, às vezes, bem complexo”, explica Antonio.

Os primeiros trabalhos de conversão em 3D foram feitos para a produção dos filmes ‘Alice Através do Espelho’, ‘Ben-Hur’, ‘Deuses do Egito’ e ‘Creed’.

O Canadá é um dos polos de estúdios dessa área e, segundo ele, existem muitas oportunidades no setor. “Depois da pandemia, houve um crescimento de produções para streamings e as vagas praticamente triplicaram”, informou ele.

O artista de 43 anos disse que os estúdios de efeitos visuais não são específicos para streaming ou cinema. Eles atendem produtoras como Paramount, Sony, Marvel, DC, SyFy, independentemente de onde o produto será exibido. “A maior parte do tempo, trabalhei em estúdios focados em conteúdo para TV e streaming, como Netflix ou Amazon Prime, por exemplo”, contou.

Todas as produções de Antonio podem ser vistas no site deleTodas as produções de Antonio podem ser vistas no site dele | Foto: Divulgação/Antonio Ribeiro

Um dos trabalhos que mais gostei foi ‘Invocação do Mal 2’, pois foi um dos primeiros filmes que realmente trabalhei com efeitos visuais e pude acompanhar o processo de criação dos efeitos de várias cenas, inclusive de outros departamentos como texturização, animação e ‘matte painting’.

Nesse processo, ele disse que guarda na memória cada detalhe das produções, as mudanças e as diferenças entre o processo de criação e o produto final, as cenas que nunca foram ao ar:

Durante o meu trabalho no ‘Invocação do Mal 2’, percebi que algumas cenas tinham um demônio - que era um ator vestido com uma fantasia e maquiagem - que não apareceu na versão final do filme. O demônio se mexia de forma engraçada e achei estranho, pois parecia meio fora de contexto. Depois, descobri que aquele personagem tinha sido substituído pela freira, simbolizando Valak. Muitas pessoas que assistem ao filme nem desconfiam que a freira foi uma adaptação de última hora do diretor James Wan.

Visita de Antonio no cenário da 2ª temporada da série Umbrella AcademyVisita de Antonio no cenário da 2ª temporada da série Umbrella Academy | Foto: Arquivo pessoal/Antonio Ribeiro

Antonio Ribeiro, formado em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), também trabalhou no filme ‘Logan’ e na série ‘Umbrella Academy’. É possível ver a lista de todas as produções no site dele.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.