MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Agenda cultural celebra todas as linguagens

Da serra ao mar, o que não falta é atração para o fim de semana

Por David Massena
20/08/21 - 15:21
Agenda cultural celebra todas as linguagens Fim de semana com atrações diversas para todos os gostos | Fotos: Estudio Frame e Divulgação

Em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, imortalizado pela canção de Beto Guedes, ocorre a edição online do encontro de arte e linguagens, o LumiAR-TE. São muitas atrações entre visitas guiadas, encontro de colecionadores, saraus e contação de histórias. Também tem happy hour, lançamento de single autoral da cantora Giovana Aguilera, blues e rock para agitar os dias de sol que se anunciam, curso de teatro, palestras, exposições e a oportunidade de conhecer a obra da artista plástica Lygia Clark (1920-1988). Bora lá?

Na serra

Vai subir a serra? A sétima edição do LumiAR-TE acontece a partir desta sexta. O evento, que é um encontro de arte em todas as linguagens acontece todo ano, sempre no terceiro final de semana de agosto, em São Pedro da Serra e Lumiar, distritos de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Até o domingo, 22, ocorrem saraus, tributos, exibição de documentários, concertos, visitas guiadas, encontro de veículos históricos, contação de histórias, e muitas outras atrações. Mas, por conta da pandemia da Covid-19, toda a programação será online.

Quer saber mais? Confira no Facebook do LumiAR-TE!

A Aliança Francesa de Nova Friburgo anuncia a primeira live do segundo semestre de 2021 com Tatila Krau. Cantora, compositora, professora de música e multi-instrumentista, Tatila nasceu no Rio mas mudou-se aos 4 anos para Nova Friburgo, onde iniciou seus primeiros estudos de música. É nesta sexta, 20, às 18h, pelo Facebook ou YouTube da Aliança Francesa.

Rodolpho Barbosa, da banda Os Bartira, faz happy hour no Deck Restô, às 19h, nesta sexta-feira, 20, com lugares limitados.

A friburguense Giovana Aguilera, 14 anos, é a nova sensação do universo pop-rock brasileiro, lançando seu segundo single autoral “Why”, uma parceria com o consagrado músico Milton Guedes, em todos os aplicativos de música e clipe em seu canal do YouTube. Giovana se prepara para lançar seu primeiro EP. Seu single de estreia “Ten”, bateu 270 mil visualizações em seu canal do YouTube e as faixas “Ten” e “Why” fazem parte das seis músicas que estarão no disco. Confira aqui!

Sábado, 21, no Jegue Beer Bistrô, que fica na Coopfeira da Vila Amélia, em Nova Friburgo, a partir das 14h, tem música da melhor qualidade com Thiago Erbiste. Ainda no sábado, o mestre do blues, Ismael Carvalho, se apresenta ao meio dia na Feira de Mury.

A cantora Vivianne Lisboa solta o vozeirão no domingo, 22, a partir das 16h, na Cervejaria Lumiar, no bairro Ypu.

Na Região dos Lagos

Realizado pela Superintendência de Cultura de Arraial do Cabo, o curso de teatro terá aulas gratuitas, ministradas às quintas e sextas, das 19h às 22h, no prédio do antigo Cinema, no Centro, e aos sábados, das 14h às 17h, no Anexo Cultural Nelsy Ribeiro Cardoso, em Monte Alto. Na área central, as inscrições acontecem das 9h às 17h, na Casa de Vidro, e em Monte Alto, no Anexo Cultural Nelsy Ribeiro Cardoso. As vagas são limitadas e o curso tem previsão de início para o dia 26 de agosto em Arraial do Cabo e no dia 4 de setembro em Monte Alto.

A Associação Cultural Tributo à Arte e à Liberdade - Tribal, oferece até o dia 17 de setembro uma série de videoaulas gratuitas para fomentar a reflexão e crítica sobre a produção artística, o ensino de artes e a preservação do patrimônio cultural. As aulas serão ministradas por educadores e artistas renomados da região. Cada ação educativa tem duração de 60 minutos através da página da Tribal no Facebook e permanecerá disponível. Nesta sexta-feira, 20, o tema é “O Teatro de Bonecos também na Educação. E por que não? - Bonecos de luva: escultura substrativa em espuma" com a artista e professora Tânia Arrabal. A Tribal é formada por artistas-educadores de diversos segmentos que resolveram unir suas forças para concretizar ideias, realizar projetos, formar plateias, mostrar valores culturais, fomentar a arte-educação e transformar a política cultural na Região dos Lagos.

Nos arredores

Acontece hoje, a partir das 16h, pelas redes do Música no Museu, mais uma apresentação do programa “Brinquedos Cantados”. Nesta sexta, 20, é a vez do “Auto do Boi da Lua”. O programa segue até 3 de setembro.

De sexta a domingo, às 19h, ocorrerá as apresentações do espetáculo "Em Nome da Mãe". Com direção de Miwa Yanagizawa, a peça é baseada na obra do premiado autor italiano Erri de Luca e adaptada para o palco por Suzana Nascimento que também estrela o monólogo. A transmissão será realizada por meio do YouTube.

A série #EmCasaComSesc, lançada no ano passado, continua em 2021. As transmissões acontecem no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo. Nesta sexta, 20, às 19h, a cantora Ducineia Cardoso, acompanhada por percussionistas e sambadeira Roberta Da Silva Santos (voz/sambadeira), Elizabeth Belisário (Beth Beli, percussão), Gabriel Henrique dos Santos Martins Dias (percussão) e João Carlos Noronha Emiliano (percussão), serão a atração com o show "Samba de Roda Nega Duda". No sábado, 21, às 21h, com ritmos e canções latino-americanas, o grupo musical "Raízes de América" se apresenta como parte da programação utilizando cerca de 30 instrumentos - de percussão, de corda e de sopro -, mesclando os acústicos e os elétricos.

O novo clipe de Marcelo Falcão, “Em busca da Luz”, chega ao YouTube, nesta sexta, 20, unindo tecnologia e solidariedade. O trabalho foi todo feito em realidade virtual, com recursos de animações e gráficos em movimento ilustrados à mão, em formato 360 graus. Pode ser “experimentado” com o YouTube VR (realidade virtual) ou óculos VR e também sem nenhum artifício, apenas com o cursor do seu computador ou celular. O clipe tem um QR Code em parceria com a PicPay para doar para a Cufa (Central Única das Favelas). Além disso, parte do dinheiro arrecadado com as visualizações também vai para a instituição.

A atriz Jussilene Santana vai fazer uma leitura de “Hipátia - As horas finais da biblioteca de Alexandria”, na 17ª edição do OFFflip, transmitida nesta sexta, 20, às 20h30, por meio deste link.

Olhar, Raiz, Memória, Amor, Medo, Liberdade, Esperançar e Renunciação são as palavras-chave que a atriz Sandra Bonadeus usou como inspiração para criar “Asa da Palavra”, com poemas que refletem sentimentos e sensações potencializados na pandemia. O lançamento é no sábado, 21, às 19h, em seu canal no YouTube.

Neste domingo, 22, a partir de 14h, acontece a Feira das Yabás, que há 13 anos agita o bairro de Oswaldo Cruz, no Rio. Marquinhos de Oswaldo Cruz terá como convidados Tia Surica, Dudu Nobre , Leci Brandão, Quinho do Salgueiro e Bico Doce da Mangueira, com realização da Funarj. A transmissão será ao vivo, da Casa de Cultura Laura Alvim, pelos canais da Funarj e da Feira dos Yabás no YouTube.

Max Perlingeiro, à frente da Pinakotheke Cultural, em Botafogo, comemora os cem anos de Lygia Clark (1920-1988), com uma mostra para colecionadores, neste sábado, 21, a partir das 10h, com agendamento. Max passou um ano pesquisando todo o trabalho da artista para selecionar cem peças que a definam, em colaboração com a associação cultural “O Mundo de Lygia Clark”, presidida pelo filho de Lygia, Eduardo Clark.

Um dos mais importantes festivais de música do Sul do país, o Femucic – Festival de Música Cidade Canção, receberá na abertura da sua 42ª edição, o show do cantor, compositor e vencedor do The Voice+, Zé Alexanddre. A transmissão será no dia 23 de agosto, segunda, a partir das 20h, pelo canal do YouTube do Sesc Paraná. A live dá início à nova turnê do cantor, “Soul Blues”.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.