MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

80 anos de Benito Di Paula: músicos, artistas e personalidades de Friburgo festejam 'Homem da Montanha'

Em comemoração aos 80 anos, cantor volta aos palcos na companhia de seu filho e lança novo CD

Por Kessia Coutinho
26/11/21 - 17:27
Músicos, artistas e personalidades de Friburgo festejam os 80 anos de Benito Di Paula Benito Di Paula volta aos palcos para comemorar seus 80 anos | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Estou na cidade grande e a saudade é tamanha, quero ver se volto logo pra serra, eu sou homem da montanha...

Quem nunca ouviu a belíssima música do cantor e compositor Benito Di Paula, que completa 80 anos nesse domingo?

Homenagens estão sendo prestadas por todo o Brasil. Em Nova Friburgo, o famoso filho da terra, é reverenciado. O Portal Multiplix, conversou com músicos, artistas e personalidades da cidade para falar sobre o orgulho, a importância e influência do ilustre Benito.

O violonista Alex Fontes conhece a história do artista desde a sua primeira composição e fala sobre a sua importância na música.

“Benito Di Paula é um artista friburguense que causa um impacto muito grande na música brasileira, principalmente no samba. Nos anos 70, quando ele adiciona o piano junto do pandeiro e o tamborim, isso causa um assombro, mas também uma admiração muito grande”, relembra.

O jornalista Rafael Barbosa destaca a contribuição de Benito para a cultura do país.

“Falar de Benito é falar da cultura brasileira, falar do samba brasileiro, falar da música. E a gente, que é aqui de Nova Friburgo, tem orgulho de ter Benito como um grande percursor da cidade e da musicalidade em Nova Friburgo”, afirmou Rafael.

Monumento "2 Séculos de Música", em homenagem ao friburguense, cantor, músico e compositor Benito Di PaulaMonumento "2 Séculos de Música", em homenagem ao friburguense, cantor, músico e compositor Benito Di Paula | Foto: Kessia Coutinho

Quem passa pela praça Demerval Barbosa Moreira, no centro de Friburgo, se depara com uma homenagem ao cantor, feita pelo artista plástico Felga de Moraes. Ele também tem um carinho especial pelo cantor e demonstrou isso em um monumento.

“Sobraram uns pedaços de ferros grossos e, na época, eu pedi ao serralheiro: 'corta aí'. E criei esse troféu de ferro grande e guardei na minha casa por alguns anos, até que tive a oportunidade de criar na praça um pequeno monumento para Benito Di Paula”, explicou.

Outras personalidades do município também não escondem a admiração pelo músico.

“Falar sobre a história da música friburguense, do nosso samba, e a influência do Benito Di Paula na nossa formação é algo fenomenal. A importância dele é enorme. É sempre um prazer falar da relevância que Benito tem para todos nós”, contou o sambista Guto Intérprete.

O atual carnavalesco da escola de samba Mancha Verde, de São Paulo, e também friburguense, Jorge Freitas, disse que Benito Di Paula foi sua grande inspiração.

“Eu, desde pequeno, acompanho a carreira de Benito Di Paula. Esse sambista foi minha grande inspiração nesse mundo artístico”, revelou.

Confira o vídeo com depoimentos em homenagem ao cantor:

Atualmente, aos 80 anos e com inúmeros sucessos ao longo de sua carreira, Benito volta aos palcos lançando seu novo trabalho “O infalível zen’, uma parceria com o filho Rodrigo Vellozo.

Benito e seu filho Rodrigo lançam novo CD chamado “O infalível zen”Benito e seu filho Rodrigo lançam novo CD chamado “O infalível zen” | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O filho querido de Friburgo

Benito Di Paula nasceu em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, em 1941, e morou durante toda a infância e a adolescência com outros 13 irmãos no bairro Perissê.

O artista herdou do pai a influência musical e se tornou um dos nomes fortes do 'sambão joia', estilo que antecipou o pagode, nas décadas de 70 e 80.

Sua carreira começou em Friburgo, onde o cantor se apresentava em festas e bailes estudantis nos fins de semana.

Em busca de conseguir uma carreira de sucesso, Benito se mudou para a cidade do Rio, mais especificamente para o Morro da Formiga. Foi então que o homem da montanha se envolveu por completo com a música e conquistou o mundo do samba.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.