MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vice-prefeito de Friburgo é exonerado do governo do Rio, mas acompanha obras do estado na região

Desligamento de Serginho foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 16 de janeiro

Por Redação Multiplix
03/02/23 - 14:34
Vice-prefeito de Friburgo é exonerado do governo do Rio, mas acompanha obras do estado na região Serginho aparece em publicação nas redes sociais com colete do Estado após exoneração | Foto: Divulgação/Redes Sociais

Muitas pessoas que passaram pelas ruas de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, nesta semana, encontraram Mário Sérgio dos Santos (Republicanos), mais conhecido como Serginho, então superintendente da Secretaria de Obras do Estado, vistoriando as obras do governador Cláudio Castro (PL) que ainda estão em andamento.

Uma das visitas aos trabalhos, inclusive, foi publicada pelo próprio Serginho em suas redes sociais, na última quinta-feira, dia 2.

Na mesma semana, ele também fez uma publicação de uma participação em um programa de rádio local.

Em todas as ocasiões, ele estava vestido com o colete da Secretaria de Obras e se apresentava como um representante do Estado do Rio de Janeiro, conforme mostra a imagem.

Serginho também fez uma publicação sobre uma participação em uma rádio local após ser exonerado de cargo no estadoSerginho também fez uma publicação sobre uma participação em uma rádio local após ser exonerado de cargo no estado | Foto: Divulgação/Redes Sociais

Aparentemente, esses seriam apenas registros do cotidiano de trabalho, caso o então servidor não tivesse sido exonerado por Castro, no dia 16 de janeiro.

A informação foi confirmada ao Portal Multiplix pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Cidade, no fim do expediente desta quinta, dia 2.

A exoneração do servidor Mário Sérgio dos Santos foi publicada no Diário Oficial do dia 16 de janeiro de 2023, como parte de um processo de reestruturação da recém-criada Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades, com a fusão das extintas Seinfra e Secid (Decreto 48.301 de 1º de janeiro de 2023).

Questionada sobre o motivo de não constar o nome do então servidor na página da publicação, apenas a matrícula, a pasta respondeu:

Na lista de servidores exonerados, disponível na página dez do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, na data acima, não constam nomes. Portanto, não houve nenhuma excepcionalidade.

Resposta de Serginho

No início da tarde desta sexta-feira, 3, Serginho enviou um áudio à produção do Portal Multiplix, por meio do WhatsApp, confirmando a sua exoneração, assim como a de todos os funcionários da Seinfra:

A secretaria foi extinta e vai ser fundida com a Secid. Alguns funcionários serão renomeados lá. Então, me pediram pra aguardar. Para ver se a secretaria vai ter superintendência.

Ele afirma ainda que, enquanto aguarda uma possível nova nomeação, veio a Friburgo a pedido do governador:

Esse acompanhamento das obras foi um pedido do Claudio Castro para eu trabalhar nas obras da região. Ontem, foi impossível falar com ele porque foi a votação do presidente da Alerj. Eu estou livre, entre aspas. Se eu voltar eu vou continuar sendo vice. Se caso for pra Secid, tiver esse cargo de superintendente, eu fico lá. Então estou aguardando.

O que diz a prefeitura

A assessoria de imprensa da prefeitura, por sua vez, também foi questionada sobre a situação de Serginho e se limitou a responder:

A Prefeitura de Nova Friburgo esclarece que o vice-prefeito Serginho recebeu, à época, um convite de cunho pessoal do então secretário estadual de Infraestrutura e hoje deputado federal, Max Lemos. Recebemos com normalidade as mudanças que estão sendo realizadas e que em nada abalam a excelente relação do Executivo Municipal com o Governo do Estado.

A reportagem aguarda respostas para os seguintes questionamentos: Quando ele retomará as suas funções como vice-prefeito e por qual motivo a informação da exoneração não foi divulgada para a população, já que foi necessário acrescentar uma emenda a Lei Orgânica do Município para que Serginho assumisse o cargo no estado.

Entenda o caso

No ano passado, uma polêmica envolvendo o vice-prefeito de Nova Friburgo ganhou grande repercussão na cidade.

O Executivo Municipal enviou à Câmara dos Vereadores uma proposta de alteração da Lei Orgânica (Loa) para que Mário Sérgio dos Santos (Republicanos), mais conhecido como Serginho, pudesse se licenciar do cargo de vice-prefeito para assumir a função de superintendente da Secretaria Estadual de Obras.

O pedido foi aceito pelo Legislativo, após realizadas duas sessões de votação entre os vereadores.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.