MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vaticano designa bispo interino para a Diocese de Nova Friburgo

Confira quem é o novo administrador apostólico depois da renúncia de Dom Edney

Por Redação Multiplix
22/01/20 - 12:09
Vaticano designa bispo interino para a Diocese de Nova Friburgo  Dom Paulo de Conto será o administrador apostólico da Diocese de Nova Friburgo até a escolha de um novo bispo | Foto: Divulgação

Nova Friburgo possui um novo bispo interino. O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, dia 22 de janeiro, o pedido de renúncia apresentado por Dom Edney Gouvêa Mattoso. Com a renúncia de Dom Edney, o sumo pontífice designou Dom Paulo Antonio de Conto, Bispo Emérito de Montenegro (RS), como administrador apostólico da Diocese de Nova Friburgo.

O administrador apostólico é designado quando uma Diocese está na chamada “sede vacante”, ou seja, quando existe a situação de morte, transferência ou resignação (renúncia) do antigo bispo.

O bispo anterior, Dom Edney, estava na Diocese desde sua posse canônica, realizada em 13 de março de 2010.

Dom Paulo assumirá o governo da Igreja de Nova Friburgo até que o Santo Padre, o Papa Francisco, nomeie um novo Bispo Diocesano. A posse do chefe interino da Igreja como Administrador Apostólico da Diocese vai ocorrer em reunião, na Cúria Diocesana, na presença do Colégio de Consultores, no dia 31 de janeiro.

A Missa de apresentação aos católicos será no dia 9 de fevereiro, às 10h, na Catedral de São João Batista.

Biografia

Dom Paulo Antônio de Conto nasceu em 12 de outubro de 1942, em Jacarezinho, Encantado/RS, sendo o quarto dos 12 filhos do casal Rosina Francisca Pretto De Conto e Pio Luiz De Conto.

Aos seis anos de idade o menino Paulo começou seus estudos, em uma escola da comunidade, ao lado da Igreja.

Estudou lá até os 11 anos, quando ingressou no Seminário em Arroio do Meio, permanecendo até concluir o ensino fundamental. Depois, foi para o Seminário de Gravataí, onde cursou o ginásio e o científico.

Então, durante sete anos, esteve em Viamão, onde fez as faculdades de filosofia e teologia, dentro do seminário. Depois de ordenado padre, Dom Paulo começou sua atuação pastoral em Rio Pardo, como vigário paroquial, foi pároco em Pantano Grande, pároco da Paróquia da Conceição, em Santa Cruz do Sul, pároco na catedral de Santa Cruz do Sul, reitor do seminário maior da Diocese de Santa Cruz, em Porto Alegre, e vigário geral da Diocese de Santa Cruz. Em 1991, foi nomeado bispo da Diocese de Cáceres, no Mato Grosso.

Dom Paulo foi ordenado bispo em 15 de setembro de 1991 e logo depois tomou posse da Diocese de São Luís de Cáceres, no Mato Grosso, onde ficou durante sete anos, quando foi transferido para Criciúma/SC, para ser o primeiro bispo daquela Diocese. Lá permaneceu por 10 anos. Em 2008, foi novamente transferido para ser o primeiro bispo da Diocese de Montenegro, recém-instalada. Em julho de 2015 foi nomeado pelo papa Francisco para ser administrador apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo/RS, cargo que desempenhou durante 6 meses, concomitantemente à Diocese de Montenegro.

Relembre o caso

Em carta aberta aos diocesanos e aos clérigos da Diocese de Nova Friburgo, o bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso renunciou ao cargo no dia 22 de dezembro.

O religioso anunciou, em sua decisão, que examinou sua consciência perante Deus, alegou desgaste emocional e psicológico, e afirmou querer viver uma nova etapa em sua vida.

Em trecho do documento, o bispo afirmou: “hoje quero partilhar o estado em que me encontro, sinto-me cansado e esgotado, ao longo de toda situação que se arrasta ao longo deste decênio e, particularmente, nestes últimos meses”.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.