Unidade do Detran em Cabo Frio passa a oferecer autorização para transferência de propriedade sem agendamento
Serviço começou nesta sexta-feira, dia 28, e é válido para o posto de Unamar
A partir desta sexta-feira, dia 28, os usuários do Detran de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, podem fazer a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e) ou Intenção de Venda sem a necessidade de agendamento.
Esse atendimento será válido para a Unidade de Serviços de Veículos (USV) de Unamar, no segundo distrito, além de outras 20 USVs, distribuídas em bairros da capital, na Região Metropolitana e em outras cidades que não fazem parte da nossa área de cobertura.
O serviço é imprescindível para concluir a transferência de propriedade. Até então, as pessoas só podiam fazer a autorização para transferência pelo Posto Digital Detran.RJ ou em postos do Detran.RJ, via agendamento.
Para conseguir realizar o serviço sem agendamento, apenas o proprietário poderá ir a uma dessas unidades – não serão aceitos terceiros, segundo o Detran.
O endereço da USV Unamar é av. Independência, lote 16, quadra 15, em Cabo Frio. O funcionamento é das 8h às 17h.
Sobre a ATPV-e
Os veículos comprados a partir de 2021 passaram a não ter mais o DUT recibo - como é conhecido o documento em papel-moeda (verde). O Certificado de Registro de Veículo (CRV) passou a ser digital.
Além disso, o documento de licenciamento anual (CRLV-e) também passou a ser 100% digital. Mas, no pacote das mudanças, foi criado um novo documento para compra e venda de carros usados: a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e).
O lançamento do Posto Digital acelerou a emissão da ATPV-e, facilitando a transferência de propriedade de veículos. Anteriormente, era necessário agendar atendimento em um posto do Detran para retirar o documento, para só então levá-lo ao cartório, preenchido com os nomes do comprador e do vendedor do carro, e reconhecer firmas.
Pelo Posto Digital, o dono do veículo pode preencher, online, seus dados e os dados do comprador, obtendo a ATPV-e de forma rápida e prática. O documento pode ser impresso em casa, em uma folha A4, para ser levado diretamente ao cartório.
Depois disso, o comprador agenda o atendimento para a vistoria de transferência do veículo, e o vendedor faz a comunicação de venda.
Com a nova medida, o Detran passa a disponibilizar as 21 unidades como opção para quem quer realizar o serviço de ATPV-e presencialmente e sem agendamento.
Vale ressaltar que este processo é válido apenas para proprietários de veículos que não possuem mais o CRV em papel-moeda (verde). Os que ainda têm o DUT recibo continuam podendo ir diretamente com ele ao cartório, como antes. Nesses casos, não estará disponível para o usuário, no Posto Digital, a possibilidade de emitir a ATPV-e.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.