MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Última superlua do ano aparece nesta quarta-feira, 20 de março

A primeira noite de outono será brindada com uma “lua gigante”

Por Sara Schuabb
20/03/19 - 12:27
Última superlua do ano aparece nesta quarta-feira, 20 de março Nesta quarta-feira, 20 de março, teremos a terceira e última superlua do ano | Foto: Banco de Imagem

A chegada do outono nesta quarta-feira, 20 de março, será marcada pela última superlua prevista para acontecer neste ano. Aos interessados em observar o céu noturno, a Lua estará completamente cheia às 22h43. No entanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo é de noite nublada com pancadas de chuvas ocasionais, o que pode atrapalhar a visibilidade do satélite natural.

Segundo o professor de física, matemática, astronomia e diretor do planetário de Nova Friburgo, Reinaldo Ivanicska, a superlua ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu lunar, que é o ponto de órbita mais próximo da Terra, fazendo com que a lua pareça maior e mais brilhante.

“A lua gira em torno da Terra em uma órbita elíptica, às vezes ficando mais perto, perigeu, às vezes mais longe, apogeu. Seu brilho aumenta um pouco devido a sua maior proximidade, mas é quase imperceptível. Acho a lua cheia sempre belíssima. E, se de fato as nuvens permitirem, é uma excelente oportunidade para dar uma boa espiada”, diz.

As últimas duas superluas deste ano ocorreram em 21 de janeiro e 19 de fevereiro. O próximo evento astrônomico previsto no hemisfério sul são as chuvas de meteoros Líridas, que acontecem em 21 e 22 de abril.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.