Teresópolis serve 200 pratos de sopa gratuitamente no 1º dia de ação contra a fome
Município tem mais de cem pessoas em situação de rua, segundo a prefeitura
O município de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, deu início na segunda-feira, 27, ao projeto Sopa Popular. Segundo a prefeitura, foram servidos 200 pratos na primeira noite de distribuição. A ação vai ocorrer sempre de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, no Ginásio Pedrão, perto da rodoviária.
De acordo com o município, os recursos destinados para o funcionamento do Sopa Popular são provenientes da verba destinada ao Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) para ações referentes à população em situação de rua.
Quem quiser ajudar também pode. É possível se voluntariar ou doar legumes, verduras, temperos e carnes. O interessado pode ir ao Ginásio Pedrão, de segunda a sexta-feira, das 6h às 10h.
Funcionário da prefeitura serve um prato de sopa durante o 1º dia da ação | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis
Ainda segundo a prefeitura, além do projeto Sopa Popular, Teresópolis conta também com o Café Popular, que oferece um café da manhã com café com leite, pão com manteiga e uma fruta da estação pelo valor simbólico de R$ 1,00, que pode não ser cobrado em caso de identificação de profunda vulnerabilidade.
Outras ações
Dados da Secretaria de Desenvolvimento Social mostram que, atualmente, Teresópolis tem 24.765 pessoas com cadastros ativos no Cadastro Único, 12.156 beneficiários do Auxílio Brasil e 101 pessoas em situação de rua.
A equipe de abordagem do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) tem realizado a abordagem noturna especial de inverno, de 19h até meia-noite, em paralelo à abordagem diurna, que ocorre todos os dias, de acordo com a prefeitura.
O Executivo disse ainda que, além de encaminhar a pessoa em situação de rua que deseja ir para um abrigo, também acolhe e oferece atendimento social.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.