MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis celebra aniversário de 131 anos nesta quarta-feira

Ao longo do mês, diversas atividades serão realizadas para comemorar a data

Por Natalia Amorim
06/07/22 - 11:18 | Atualizada em 06/07/22 - 12:56
Teresópolis celebra aniversário de 131 anos nesta quarta-feira Aniversário de Teresópolis é comemorado nesta quarta-feira com desfile na Várzea | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O dia é de festa para os teresopolitanos. Nesta quarta-feira, dia 6, Teresópolis, na Região Serrana do Rio, completa 131 anos de emancipação político-administrativa.

As comemorações começaram já no início do mês, com uma vasta programação, que se estende até o dia 31.

Na manhã desta quarta, foi realizado o tradicional desfile cívico na Várzea, com transmissão nas redes sociais da prefeitura.

'Cidade de Teresa'

Cercada por vales e montanhas, Teresópolis possui belezas naturais exuberantes, que encantou a família imperial. Em seu nome, ela carrega uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II. Não à toa, ficou conhecida também como “Cidade de Teresa”.

A história conta que no dia 6 de julho de 1891, depois da assinatura de um decreto pelo então governador Francisco Portela, a cidade passou a ser reconhecida oficialmente como município, através da emancipação político-administrativa de Magé.

Atualmente, Teresópolis tem pouco mais de 176 mil habitantes e é um dos pontos turísticos preferidos do interior do estado, chegando a alcançar mais de 90% de ocupação da rede hoteleira em períodos de feriados prolongados.

Além da qualidade de vida e da importância econômica, diversos atrativos ajudaram a tornar Teresópolis um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Teresópolis comemora 131 anos de emancipação nesta quartaTeresópolis comemora 131 anos de emancipação nesta quarta | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Recentemente, um projeto de lei aprovado no Senado, reconheceu a cidade como a Capital Nacional do Lúpulo. O destaque reforça a posição do município na rota cervejeira do Brasil e alavanca o crescimento do setor, além de impulsionar o turismo.

Entre 2020 e 2021, a cidade registrou um crescimento de 71,43% no número de empresas de tecnologia. De acordo com a prefeitura, até o fim do ano passado, 249 empresas de tecnologia foram consideradas ativas na cidade. No mesmo período, 45 empresas do setor abriram ou se transferiram para Teresópolis.

O prefeito Vinicius Claussen disse que se sente honrado de estar à frente de uma cidade tão bonita e cheia de potenciais:

Tenho muito orgulho de ser prefeito de Teresópolis, terra de belezas incomparáveis, de gente trabalhadora e solidária, e de contribuir para o desenvolvimento da cidade onde nasci. São 131 anos de uma Teresópolis que vem superando desafios e seguindo o caminho para ser cada vez mais justa e cidadã. Parabéns aos teresopolitanos e a todos que escolheram a cidade para viver e que, a cada dia, contribuem para o seu crescimento!

O Portal Multiplix preparou uma reportagem especial para homenagear a cidade de Teresópolis pelos seus 131 anos. Confira no vídeo abaixo:

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.