MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis é a cidade da Região Serrana mais procurada por turistas neste feriadão

Ocupação de hotéis e pousadas é maior que no Rio; veja o que fazer na cidade serrana neste período

Por Natalia Amorim
21/04/22 - 12:07
Teresópolis é a cidade da Região Serrana mais procurada por turistas neste feriadão Teresópolis é a queridinha dos turistas neste feriadão | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Conhecida como a capital nacional do montanhismo, Teresópolis, na Região Serrana do Rio, é a queridinha dos turistas neste feriadão de Tiradentes, celebrado hoje, dia 21, e de São Jorge, sábado, dia 23, que, pra muita gente, se estende até o domingo, dia 24.

Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústrias de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH) e Hotéis Rio, a cidade está com 91% de ocupação da rede hoteleira para o período, sendo a mais procurada da Região Serrana.

Em paralelo com o Carnaval que acontece no Rio de Janeiro, desde quarta-feira, dia 21, com os desfiles da série ouro e que vão até o fim da semana, com os desfiles das escolas do grupo especial, Teresópolis está repleta de atrações. O que pode atrair aqueles visitantes que querem fugir da agitação da capital.

Segundo a Associação, esse será um Carnaval com muitos turistas domésticos, que respondem por 86% das reservas. Ou seja, que se deslocam de outros estados brasileiros. A maior parte vem de São Paulo, seguido por Minas Gerais; em terceiro estão os turistas do próprio Rio de Janeiro; e, na quarta posição, os capixabas.

Ainda de acordo com o levantamento da ABIH, casais e famílias predominam, seguidos por visitantes sozinhos e grupos. Entre as faixas etárias, o primeiro lugar fica com as pessoas entre 31 a 40 anos, seguido das faixas etárias de 41 a 50, 51 a 60 e 21 a 30.

Veja o que fazer na cidade:

  • Lupulando

Festival cervejeiro, com entrada gratuita, acontece de hoje até domingo, dia 24, na Praça Nilo Peçanha, no bairro Alto.

Em sua segunda edição, o evento conta com o apoio da prefeitura e terá mais de 30 tipos de cervejas artesanais, food trucks e gastronomia de rua, além de 12 shows, feira de artesanato, espaço kids, com pet friendly, ou seja, espaço liberado aos animais de estimação.

De acordo com o organizador, Azra El Akbar, são esperadas mais de 20 mil pessoas nos quatro dias de evento. A expectativa é movimentar em torno de R$ 2 milhões na economia local.

“O Lupulando marca o retorno dos eventos de rua na cidade. É a primeira que vez que este tipo de evento acontece, após o fim do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. É um acontecimento típico para quem quer fugir das badalações do Carnaval no Rio de Janeiro e curtir a família e os amigos, com tranquilidade”, disse Azra.

As ruas da cidade foram interditadas desde ontem, 20, para organização do evento.

  • ChocoSerra

ChocoSerra é uma das atrações deste feriadão em TeresópolisChocoSerra é uma das atrações deste feriadão em Teresópolis | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O ChocoSerra, tradicional festival do chocolate, está de volta à cidade, após dois anos sem ser realizado por causa da pandemia. O evento começa nesta quinta-feira, 21, e vai até domingo, 24, no Hotel Sesc Alpina.

Uma boa pedida para quem estiver na cidade, curtindo o feriadão de Tiradentes e São Jorge. Serão oferecidas delícias feitas à base de chocolate, muitas delas exclusivas para o evento.

Também estarão à venda salgados gourmet e cerveja artesanal.

A reportagem completa sobre o evento você confere aqui

  • Feirinha do Alto

A Feirinha do Alto é tradição em TeresópolisA Feirinha do Alto é tradição em Teresópolis | Foto: Divulgação/Redes Sociais

A Feirinha do Alto, como é conhecida na cidade, é muito frequentada por moradores e principalmente por visitantes que chegam, geralmente, de ônibus de excursão. Todos vão em busca de diversos artigos mais em conta, em especial roupas de frio e casacos, encontrados em barracas de moda, artesanato e gastronomia.

Também há opções de almoço e lanches por preços mais acessíveis.

A Feirinha do Alto, funciona de hoje (21) até domingo (24), das 10h às 18h.

  • Dia da Terra

No domingo, 24, para comemorar o Dia da Terra, várias atividades serão realizadas na sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

Exposição fotográfica, oficinas lúdicas, feira de produtos orgânicos e trilhas fazem parte da programação, que contará com um debate sobre a Carta da Terra.

O documento foi proposto durante a Rio-92 - Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, e que defende uma mudança de hábitos para garantir um futuro melhor para todos os cidadãos do planeta.

Com entrada franca, as atividades acontecerão das 10h às 13h. A sede do parque municipal fica localizada na Estrada de Santa Rita, nº 9.000, no 2º Distrito.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.