MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Temporal causa transtornos nesta sexta em Nova Friburgo; Defesa Civil emite alerta

Também há previsão de grandes volumes de chuva para Teresópolis e outras cidades

Por Maíra Queiroz
12/01/24 - 15:39
Temporal causa transtornos nesta sexta em Nova Friburgo; Defesa Civil emite alerta Chuva forte causou transtornos em Nova Friburgo | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Uma chuva forte na tarde desta sexta-feira, 12, que durou cerca de 40 minutos, causou transtornos em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Um alerta já havia sido emitido pela Defesa Civil com “previsão de chuva moderada/ forte, ocasionalmente muito forte”, até domingo, dia 14.

Por volta das 14h40 da tarde desta sexta-feira, 12, as câmeras do Instituto Friburgo Solidário registraram a elevação dos rios que cortam alguns bairros do município como é possível ver no vídeo abaixo:

Ruas de diversos bairros ficaram alagadas com o temporal dessa tarde, como no Cônego, Ponte da Saudade e Centro.

Na subida das Braunes, a força da água foi tão grande que arrancou os paralelepípedos de parte do principal acesso ao bairro.

Vale lembrar que o local passou por obras de drenagem e pavimentação, que foram entregues recentemente pelo governo do estado.

No final da tarde desta sexta-feira, 12, a Defesa Civil divulgou um boletim com as ocorrências na cidade até o momento:

  • O teto de uma clínica particular especializada afundou, na praça Marcílio Dias, no Centro
  • Um deslizamento de terra de pequeno porte na avenida dos Ferroviários
  • Uma enxurrada desceu da rua Sara Braune e arrancou o calçamento na rua Carlos Alberto Braune, no Centro.

A prefeitura informou que o prefeito Johnny Maycom, a equipe da Secretaria de Obras e um representante da empresa terceirizada pelo governo do estado, que executou obra de drenagem, já estão fazendo as vistorias necessárias na subida do bairro Braunes.

A Defesa Civil e a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) interditaram a rua Carlos Alberto Braune, inclusive para pedestres e a entrada e saída do bairro devem ser feitas pelo parque Santa Elisa, via Catarcione, ou pelo Cordoeira, acessando a rua Chico Mendes.

Segundo a prefeitura, nas últimas 4h, período em que a chuva foi mais intensa na cidade, o volume médio foi de 10,46 milímetros de chuva.

A localidade do Barroso, em Olaria, foi a que registrou o maior volume de chuva, com 46,6 milímetros nesse mesmo período.

Ainda segundo o boletim não houve transbordo de nenhum rio, mesmo com o volume elevado.

No sábado e no domingo, a previsão também é de tempo fechado, com períodos bem carregados, com chuvas a qualquer horário do dia em Friburgo.

A temperatura alcança os 23°C, como máxima, e a chuva deve persistir até segunda-feira, 15.

Chuva também em Teresópolis

A Defesa Civil de Teresópolis também emitiu um alerta, porém, entre esta sexta-feira, 12, e sábado, 13. Neste período, são esperados grandes volumes acumulados de precipitação e ventos com intensidade moderada a forte.

Os maiores volumes, segundo o município teresopolitano, estão previstos entre a tarde e a noite desta sexta e do sábado.

No sábado e domingo, o tempo deve ficar bastante nublado e podem ocorrer temporais. As temperaturas terão máxima, em média, de 23ºC.

Alerta também do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçou que há possibilidade de chuva intensa, o que caracteriza ‘perigo potencial’ em todas as regiões, de sexta até a manhã de sábado.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.