MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Temporal causa alagamentos, buraco, deslizamento de barreira e quedas de árvores em Friburgo

Previsão é de mais chuva nesta quarta. Defesa Civil de Teresópolis também está atendendo ocorrências na zona rural

Por Nai Frossard
15/02/23 - 11:51
Temporal causa alagamentos, buraco, deslizamento de barreira e quedas de árvores em Friburgo Queda de árvore e alagamento no centro de Friburgo nessa terça, 14 | Foto: Franklin Vogas

As fortes chuvas do fim da tarde dessa terça-feira, 14, que atingiram as cidades de Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana do Rio, causaram estragos e transtornos nos dois municípios.

Em Friburgo, a rua Monte Líbano, no Centro, foi interditada ao tráfego de veículos pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana por causa de um deslizamento de barreira.

Equipes no local onde caiu a barreiraEquipes no local onde caiu a barreira | Foto: Gee Santos

Houve queda de árvore na principal praça da cidade, a Getúlio Vargas, e o local foi interditado em seguida. Por sorte, ninguém ficou ferido.

"A força do vento agiu como uma alavanca e arrancou uma árvore da espécie grevílea pela raiz e derrubou galhos de eucalipto", disse a prefeitura.

Árvore tombou no centro com a força do vento Árvore tombou no centro com a força do vento | Foto: Franklin Vogas

Um buraco se abriu também na rua Monte Líbano e uma avaliação preliminar apontou para o rompimento de uma rede de esgoto.

Buraco na rua Monte LíbanoBuraco na rua Monte Líbano | Foto: Gee Santos

A concessionária Águas de Nova Friburgo sinalizou e isolou o local para realização de reparos emergenciais. A previsão é que o serviço seja realizado ainda nesta quarta-feira, 15.

A forte chuva foi acompanhada de rajadas de vento muito fortes e granizo.

De acordo com a Defesa Civil, foram registrados um volume de água de 19,88 mm em uma hora.

Por conta do grande volume de chuva, diversas ruas ficaram alagadas, principalmente no centro da cidade, como o entorno da Praça Getúlio Vargas, ruas Farinha Filho, Augusto Spinelli, Sete de Setembro, entre outras.

A água da chuva, no entanto, escoou em aproximadamente 12 minutos após a chuva cessar.

Veja algumas imagens das consequências das chuvas na terça-feira em Friburgo:

O trânsito na cidade ficou caótico, com ônibus funcionando com itinerário modificado por causa das ocorrências no centro da cidade.

Por segurança, a Praça Getúlio Vargas continua interditada pela Defesa Civil e Secretaria de Serviços Públicos, em função da previsão de mais ventos fortes e risco de quedas de galhos.

Ruas do centro de Friburgo ficaram alagadas com o temporalRuas do centro de Friburgo ficaram alagadas com o temporal | Foto: Franklin Vogas

A Defesa Civil também registrou ocorrências de queda de árvores e galhos em outros bairros como Lagoinha, Vale dos Pinheiros e Parque São Clemente.

Equipes retirando árvore no bairro LagoinhaEquipes retirando árvore no bairro Lagoinha | Foto: Gee Santos

Em alguns locais, a rede elétrica foi atingida e a concessionária de energia foi acionada.

A cidade está em 'estágio de alerta' e com previsão de continuidade da chuva moderada a forte.

Na manhã de quarta-feira, a Defesa Civil Nacional encaminhou alerta para o dia: "Possibilidade de chuvas intensas na região de Nova Friburgo".

Equipes da Defesa Civil, Energisa, Águas de Nova Friburgo e Serviços Públicos estão nas ruas fazendo os reparos nesta quarta-feira.

Rua Monte Líbano está interditadaRua Monte Líbano está interditada | Foto: Gee Santos

O Cemaden-RJ também emitiu um alerta para a continuidade de pancadas de chuva moderada a ocasionalmente muito forte, já a partir da tarde, com ventos moderados a fortes.

Equipes da Defesa Civil permanecem de prontidão, com o apoio do Corpo de Bombeiros, Energisa e outros órgãos para atuar nas ocorrências.

Em caso de emergência, a população deve acionar o telefone 199. O WhatsApp da Defesa Civil é (22) 2522-8182.

A reportagem solicitou novas informações para a Defesa Civil de Nova Friburgo e aguarda respostas.

A Nova Faol informou que fez alterações no itinerário das linhas dos ônibus: Braunes, Fazenda Rio Grande, Fazenda Velha, Jardim dos Reis, Maringá, Orfanato, Pilões, São Cristóvão, Tingly, Granja Spinelli, Vale dos Pinheiros e Vargem Alta (via Stucky).

Teresópolis

O prefeito do município, Vinicius Claussen, informou pela rede social que equipes da Defesa Civil e outras secretarias estão atuando no interior para minimizar os danos causados pela chuva.

Devido a problemas técnicos, o telefone de emergência 199 da Defesa Civil de Teresópolis está temporariamente fora de funcionamento. Os contatos com o órgão podem ser feitos via WhatsApp (21) 2742-7025.

A Prefeitura de Teresópolis informou que a Defesa Civil está na zona rural nesta quarta-feira, 15, fazendo vistorias técnicas para atualização das ocorrências.

Equipes da Secretaria de Agricultura e de outros setores também estão na região para dar assistência no local.

A reportagem solicitou outras informações da situação em Teresópolis, mas ainda aguarda um retorno.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.