Sub-10: Nova Friburgo registra menor temperatura do ano nesta quarta
Estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na região de Salinas, marcou 8,3ºC no início da manhã
Nova Friburgo vista da montanha Chapéu da Bruxa, no bairro Cascatinha, uma das regiões mais frias da cidade
|
Foto: Acervo/João Luccas Oliveira
Se o frio resolveu chegar mais tarde em 2019, ele escolheu a quarta semana de maio para se apresentar para valer. A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Salinas, zona rural de Nova Friburgo, registrou a temperatura de 8,3ºC às 7h da manhã desta quarta-feira, 22.
A temperatura sub-10, como costuma dizer a jornalista Maju Cutinho, não ocorria desde o dia 28 de março, quando a mesma estação marcou 9ºC, e é a menor do ano no município.
O tempo bem frio à noite é característico desse período na Região Serrana Fluminense, especialmente em dias de céu azul, com poucas nuvens e com baixa umidade. Tanto que, na tarde de terça, o termômetro marcou 23ºC na cidade. Logo, em menos de 24 horas, a amplitude térmica foi de 15ºC.
Segundo o Climatempo, o ar seco deve prevalecer em todo o estado do Rio de Janeiro pelo menos até quinta-feira. Nesta quarta, o instituto prevê índice de umidade em torno de 50% durante a tarde. Dessa forma, se o padrão se repetir, há a possibilidade da cidade registrar temperatura ainda mais baixa na próxima madrugada.
Vai ficar ainda mais gelado
Na sexta-feira, 24, a primeira onda de frio intenso deve chegar à Região Sudeste com uma massa de ar polar. A previsão é de chuva no fim do dia e as temperaturas começam a cair a partir de sábado, quando a mínima prevista é de 9ºC. No domingo, os termômetros podem marcar 6ºC. O jeito é se agasalhar e entender que o inverno está logo ali.






