MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sob pressão de empresários, Prefeitura de Nova Friburgo pode flexibilizar bandeira roxa

Fase mais rígida do sistema de bandeiras entrou em vigor nesta segunda; ontem, reunião teve a participação do prefeito, de empresários, entidades de classe e do delegado da 151ª DP

Por Bernardo Fonseca
05/04/21 - 10:35 | Atualizada em 05/04/21 - 10:56
Sob pressão de empresários, Prefeitura de Nova Friburgo pode flexibilizar bandeira roxa Movimento nas redes durante o domingo pedia a abertura de comércios e serviços não essenciais, na contramão do que determina a bandeira roxa de Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Mal entrou em vigor e a bandeira roxa em Nova Friburgo, na Região Serrana, pode ser flexibilizada. O prefeito Johnny Maycon tem sofrido pressão de empresários desde o fim de semana, que pretendiam desobedecer a ordem de fechamento de estabelecimentos não essenciais. A nova bandeira entrou em vigor nesta segunda, 5.

Pela nova fase, as indústrias podem abrir, mas operando com apenas 20% da capacidade. Comércio e serviços não essenciais devem ficar de portas fechadas, assim como bares e restaurantes, mas esses podem funcionar via delivery.

Organizados por meio das redes sociais, centenas de empresários convocavam, ontem, a abertura de empresas nesta segunda, a partir das 13h. Uma lista com o nome de mais de 150 estabelecimentos e dos respectivos responsáveis, que teriam aderido ao movimento, chegou a circular no domingo.

Um dos integrantes do grupo também pedia a cooperação para coibir fiscalizações. Uma mensagem enviada no grupo do movimento orientava que quem fosse alvo de fiscais, filmasse a ação, exigisse as credenciais, informasse aos fiscais que seriam processados individualmente por supostas ações inconstitucionais e por suposta perseguição. A mensagem também orientava que a fiscalização fosse comunicada entre os membros, para que empresários vizinhos se dirigissem ao estabelecimento alvo para cooperação.

Prefeitura pode flexibilizar bandeira roxa

A reportagem do Portal Multiplix apurou que uma reunião virtual foi realizada ontem, 4, com a participação do prefeito Johnny Maycon, organizadores do movimento, assim como representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Friburgo (CDL), Associação Comercial Industrial e Agrícola (Acianf), e o delegado Henrique Pessoa, da 151ª Delegacia de Polícia.

Ficou acordado que a modalidade de delivery será ampliada para o comércio, além de bares e restaurantes. Uma reunião do Comitê Operativo de Emergência em Saúde (COE) ficou programada para esta terça-feira, a fim de deliberar sobre uma possível nova regulamentação para a bandeira roxa.

O delegado da 151ª Delegacia de Polícia, Henrique Pessoa, confirmou ao Portal Multiplix que participou ontem de reunião emergencial. De acordo com o delegado, houve compromisso por parte da prefeitura de flexibilizar alguns pontos da bandeira roxa. A decisão teria desmobilizado o movimento em relação à ideia de abrir os estabelecimentos não essenciais nesta segunda.

Henrique Pessoa informou ainda que acredita no diálogo e que à Polícia Civil não cabe fiscalizar decretos, mas apenas o eventual registro de infração de medida sanitária, apresentado por órgãos municipais.

Alguns integrantes do grupo de empresários querem dar um voto de confiança ao prefeito e pedem que os membros aguardem até terça-feira à tarde, antes de sair abrindo os estabelecimentos. Entretanto, essa decisão cabe individualmente à cada empresário.

O prefeito Johnny Maycon deve fazer transmissão ao vivo nas redes sociais nesta segunda para falar sobre o assunto. O Portal Multiplix aguarda posicionamento oficial da prefeitura, que ainda não se manifestou.

Situação da pandemia em Nova Friburgo

A bandeira roxa foi anunciada na última quinta, 1º, durante transmissão ao vivo na página do Facebook da prefeitura. Participaram, o prefeito, Johnny Maycon, a secretária de Saúde, Nicole Cipriano, e a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna. É a primeira vez que o município da serra fluminense entra na fase mais rígida do sistema de bandeiras, a fim de evitar um colapso da rede hospitalar.

As últimas informações sobre a ocupação de leitos para Covid-19 em Nova Friburgo foram divulgadas pelo Executivo municipal na quinta passada, quando, em média, a ocupação dos leitos de UTI era de 93,48% e a dos leitos de enfermaria, 85,39%.

Um idoso de 71 anos morreu em março, segundo a secretária de Saúde, porque não conseguiu vaga na UTI do Hospital Municipal Raul Sertã. O último mês também teve recorde de mortes, bem como de novos casos de coronavírus.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.