MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretários de Nova Friburgo falam sobre os desafios à frente de suas áreas

Em entrevista ao Portal Multiplix, titulares escolhidos pelo prefeito Johnny Maycon enumeram principais demandas da cidade

Por Matheus Oliveira
07/01/21 - 15:16
Secretários de Nova Friburgo falam sobre os desafios à frente de suas áreas Secretários de Nova Friburgo falam sobre os desafios à frente de suas áreas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon (Republicanos), tomou posse no primeiro dia de 2021 e, na ocasião, anunciou todo o seu secretariado. Para saber o que esperar das diversas pastas, a reportagem do Portal Multiplix conversou com 17 titulares que irão ajudar a definir os rumos da cidade da Região Serrana do Rio pelos próximos quatro anos.

Secretaria de Agricultura

Uma pasta imprescindível para a economia local. Com grande produção de produtos hortigranjeiros e frutas no município e escoamento para outras cidades, a Secretaria de Agricultura está sob comando de Marcelo Silva, servidor da pasta há 12 anos, atuando como engenheiro agrônomo.

“Garantir o escoamento da produção e o desenvolvimento rural sustentável do município”, explica Marcelo sobre as prioridades da pasta em sua gestão.

Subprefeitura de Lumiar

Um dos principais destinos turísticos de Nova Friburgo e localizado próximo à RJ-142, que liga Nova Friburgo à Região dos Lagos, o distrito de Lumiar, vai ter como subprefeito o funcionário público e morador de Vargem Alta, Jorge de Oliveira Freimann.

“Um dos nossos grandes desafios hoje, é a falta de equipamentos como: máquinas pesadas e roçadeiras, além de material para manutenção das estradas rurais, pois, além de ter muitos quilômetros, encontramos vários problemas, devido ao abandono das gestões anteriores. Entretanto, a nossa necessidade maior ainda é a falta de material humano (trabalhador braçal)”.

Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude

Em entrevista concedida nos estúdios da TV Multiplix no dia 28 de dezembro, o prefeito Johnny Maycon destacou a necessidade de um perfil técnico para a área de assistência social e indicada pelos servidores municipais. O cargo ficou com a assistente social e servidora concursada Eliana Mafort.

Cuidar da população mais vulnerável foi a principal necessidade apontada pela atual secretária de assistência social, entre outras demandas:

  • Garantir que a população mais vulnerável tenha acesso aos serviços, programas, projetos e benefícios existentes em nosso município, considerando o impacto da pandemia da Covid-19

  • Ampliação das equipes de referência e capacitação profissional permanente para garantir qualidade nos serviços ofertados

  • Elaboração do diagnóstico socioterritorial de Nova Friburgo que apontarão as políticas públicas intersetoriais a serem implantadas

  • Implementação/ regulamentação da Repas (Rede Permanente de Atenção Social), conforme prevista na Lei Orgânica Municipal, garantindo a articulação dos órgãos públicos e efetividade nas ações contribuindo para a inclusão social e o acesso à garantia de direitos; reorganização da rede de atendimento socioassistencial

Subprefeitura de Campo do Coelho

O 3º distrito de Nova Friburgo, Campo do Coelho, é um importante ponto para escoamento dos produtos agrícolas e está sob a responsabilidade do subprefeito Robson Oliveira, de 33 anos, que ressaltou a necessidade de melhorar a infraestrutura do local.

“A condição de ruas, capinas e roçadeiras estão complicadas, mas estamos confiantes de que vamos fazer um bom trabalho. Estamos alinhados com a Secretaria de Obras e de Agricultura e acredito que ao final deste mandato, não só o 3° distrito, mas toda Nova Friburgo estará contente com a gestão de uma forma geral”, destaca.

Defesa Civil

Marcada pela tragédia de 2011, que completa dez anos no dia 11 de janeiro, Nova Friburgo costuma ter períodos de chuva com constantes deslizamentos e interdições, sendo estas, preocupações rotineiras dos friburguenses.

Assim, a responsabilidade por conduzir tais decisões e ajudar a população ficaram a cargo do novo secretário de Defesa Civil, o Major Bombeiro Militar Evi Gomes da Silva. Ele é natural de Ipatinga-MG, mora em Nova Friburgo há mais de 20 anos e já integrou a Regional da Defesa Civil Serrana.

“A situação em que se encontra a Secretaria de Defesa Civil é precária. Temos alguns problemas urgentes para resolver, como o quantitativo de pessoal, já que possuímos apenas três fiscais para fazermos as vistorias. Além disso, temos solicitação de vistoria completando um ano e que ainda não foi realizada. As nossas viaturas operacionais estão com quase 10 anos de uso e manutenção precária. São muitos os desafios, mas vamos conseguir mudar este quadro”, afirma.

Secretaria de Esportes e Lazer

Celeiro de talentos esportivos e com muitos nomes brilhando no Brasil e no exterior, Nova Friburgo sempre foi referência esportiva na região. Seguir esta trajetória e aumentar o número de atletas formados na cidade são os desafios do fisioterapeuta João Victor de Carvalho Duarte, que assume a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

“Nosso objetivo é retomar o caminho no qual Nova Friburgo era um grande formador de atletas, auxiliar os projetos sociais, mantendo e aprimorando os espaços. Assim, vamos transformar o esporte em motivo de orgulho para o cidadão friburguense”.

Secretaria de Serviços Públicos

Com a necessidade de manutenção permanente, além de uma demanda crescente na iluminação pública, a Secretaria de Serviços Públicos é um dos setores estratégicos para Nova Friburgo.

Para comandar a pasta, o escolhido foi o servidor municipal estatutário e graduado em Gestão Pública, Eduardo Amaral Lima, que vai focar no planejamento para cumprir as demandas do município.

“O desafio é reconstruir Nova Friburgo financeiramente, fisicamente, moralmente, e trazer uma gestão com planejamento e metas a serem cumpridas, porque só assim, a gente vai conseguir economizar o dinheiro do contribuinte e fazer um serviço público mais eficaz. Inclusive, ressalto a importância de a população participar, mandando suas demandas, protocolando, para a secretaria ter uma visão real dos problemas da cidade”, declara.

Subprefeitura de Conselheiro Paulino

Um dos principais distritos de Nova Friburgo, Conselheiro Paulino é local de passagem de quem vem de outras cidades da Serra fluminense como Cordeiro, Bom Jardim e Cantagalo, sendo uma área fundamental para a economia e turismo da cidade.

O desafio de atender as demandas da população do distrito vai ficar a cargo do subprefeito Américo Batista Canutt, servidor aposentado e que há 17 anos atua na subprefeitura do local.

“Nossa prioridade será a manutenção de todo distrito, que envolve a limpeza e capina de ruas e praças, além das vias públicas em geral. Também faremos uma operação para substituir as manilhas com problemas que devido às fortes chuvas desse período danificam as pavimentações. Pretendemos conscientizar a população a não descartar lixo nas ruas, evitando, assim, a repetição do nosso trabalho mensal para desentupir as bocas de lobos”, destaca Américo.

Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana

O trânsito de Friburgo e o cuidado com o patrimônio público sempre foram grandes desafios para qualquer gestão. No atual governo, o trabalho caberá ao friburguense Fabrício Corrêa Medeiros, formado em Gestão Financeira e pós-graduando em Planejamento e Gestão de Trânsito e que assumiu a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana.

“Os principais desafios da pasta são a readequação da sinalização de trânsito, para legitimar o trabalho desempenhado pelos agentes fiscalizadores de trânsito, angariar recursos para insumos básicos ao funcionamento da secretaria como materiais para sinalização, incluindo placas, equipamentos essenciais para a defesa pessoal dos Guardas Municipais e viaturas que, hoje, possuem baixíssimo quantitativo”, conta Fabrício.

Secretaria de Turismo

Cidade com vastas atrações como belas paisagens naturais, formações rochosas como o Cão Sentado, cachoeiras, rios e florestas, as atrações de Lumiar e São Pedro, os muitos artistas residentes e eventos, além do clima ameno da Serra, Nova Friburgo possui um imenso potencial turístico.

Caberá a Maria Angélica Rocha, 41 anos, carioca e formada em Turismo, executar medidas e destacar o setor.

“Ainda estamos em meio a uma pandemia, o que impede que o Turismo, neste momento, retorne com sua força total, apesar de estarmos recebendo turistas e visitantes com todos os cuidados necessários. Então, é o momento de focarmos no planejamento de nossas ações e darmos continuidade ao trabalho incansável de buscar, para Nova Friburgo, o merecido lugar na ‘vitrine’ do Turismo do estado do Rio e do Brasil”, conta Maria Angélica.

Subprefeitura de Olaria, Cônego e Cascatinha

A Subprefeitura de Olaria, Cônego e Cascatinha está sob o comando de Matiel Gonçalves Custodio, de 49 anos, servidor público que está há oito na pasta.

“Os desafios são muitos, mas, a força de vontade, a fé, a coragem e com o gosto pelo trabalho, vamos realizar muitas coisas”, afirma Matiel.

Secretaria de Obras

Uma pasta considerada fundamental para o funcionamento da gestão pública. Com a missão de executar projetos públicos como construção de praças, escolas, postos de saúde e abertura de novas vias de acesso, a Secretaria de Obras vai ficar à cargo do engenheiro civil Bernardo Verly, de 30 anos.

“Nos deparamos com uma estrutura muito deficiente. O desafio é muito grande, mas a gente vai correr atrás, de forma que consigamos dar uma melhor condição de trabalho aos servidores. A principal arma agora, neste início, é ter uma equipe de emergência, de prontidão, para atender as demandas decorrentes da chuva, neste período de janeiro a março. Este ano será de muito trabalho e de reestruturar a secretaria para que possamos atender a cidade da melhor forma possível”.

Secretaria de Meio Ambiente

Com a necessidade de elaborar e implementar a política de desenvolvimento urbano e ambiental do município de forma integrada, tendo diversas subsecretarias subordinadas a ela, a Secretaria de Meio Ambiente, está sob o comando de Vivian Alves de Assis, carioca de 39 anos, formada em direito e mestre em Teoria do Estado.

“A atual gestão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável pensa em uma cidade para as pessoas, que valorize os potenciais ambientais do município tendo a prevenção como norte de ação. Um dos desafios prioritários é o atendimento eficiente do setor de edificações, dinamizando a economia e arrecadação do município. O bem-estar animal também terá uma atenção especial atuando de forma participativa”, declara Vivian.

Fundação Dom João VI

Responsável por conservar a memória e a história de Nova Friburgo, a Fundação Dom João VI, segue sob o comando do urbanista e paisagista Luiz Fernando Dutra Folly (Presidente da Fundação Dom João VI), de 43 anos.

“O nosso desafio mais urgente é ter uma resolução que atenda as demandas dos artistas da cidade e do retorno da conclusão, ou de um caminho, para atender o Centro de Arte. Outro desafio preeminente é o trabalho que a gente vem desenvolvendo, junto a Secretaria de Educação, que é aumentar o leque de ação da Fundação com material didático, através de material multimídias, vídeos e outros aplicativos, para a questão da história local e regional na rede pública de ensino. Estes são os dois caminhos maiores neste início de governo”, destaca Folly.

Secretária Municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão

Uma das pastas estratégicas e que define o rumo tomado por uma determinada gestão, tem o desafio de estabelecer projetos, programas e atividades relacionadas às áreas financeira e tributária guiando as políticas econômicas de Nova Friburgo. A secretaria vai ficar à cargo de Hugo Leonardo de Carvalho, formado em psicologia, graduando em direito e pós graduando em Direito Tributário.

“O que mais chama a atenção é a necessidade de se alcançar um equilíbrio financeiro, mediante uma gestão fiscal responsável. Tomaremos por base, para alcançar tal objetivo, os dois pilares definidos pelo atual governo: integridade e eficiência. Este desequilíbrio nas contas públicas prejudica toda a população friburguense, haja vista que, sem recurso financeiro, os serviços públicos restam prejudicados”, afirma Hugo.

Secretaria de Cultura

Com artistas conceituados e nomes de expressão nacional, a cultura friburguense é um setor que merece sempre um cuidado especial. Para isso, um bacharel em música com pós-graduação em Gestão Cultural será responsável por administrar a Secretaria de Cultura: Joffre Evandro Silva, de 56 anos.

O atual titular da pasta elencou as principais demandas:

  • Reestruturação e adequação dos equipamentos da Secretaria de Cultura
  • Diretrizes do PMC - revisão, atualização e fortalecimento dos mecanismos legais do setor, em consonância com o CMPC
  • Garantir dotação orçamentária para o Fundo Municipal de Cultura, a fim de se manter e sustentar os Programas e Ações da Pasta da Cultura

Secretaria de Infraestrutura e Logística

O servidor concursado e formado em direito que atuava no setor de Compras e Licitações do Poder Executivo, Danny Dias Pinto é o titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística.

“A principal demanda para a gestão é aproveitar o advento da nova lei de licitações que está para ser promulgada. Com esta lei, em entendimento com a nova gestão, nós pretendemos aplicá-la da forma mais adequada possível, com capacitação de todos os servidores, não só da Infraestrutura, utilizando para acelerar os processos. Pretendemos fazer todas as sessões de licitação por pregão eletrônico e concorrência, mais moderno e mais atrativo para os interessados. Com esta lei, poderemos fazer licitações mais vantajosas para o município”, explica Danny.

Procuradoria-Geral do Município

Responsável pela defesa dos interesses do Executivo, a Procuradoria-Geral do Município é de responsabilidade da advogada e pós-graduada em Direito Público, Ana Paula Bitó.

“Retornaremos os projetos interrompidos em 2018, com a reestruturação do órgão, deflagração de procedimento visando concurso público para cargos de procurador municipal, elaboração das jurisprudências para auxílio aos demais órgãos da administração, entre outros projetos sob análise”, conclui Ana.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.