Queda de balão provoca incêndio no Parque Municipal Montanhas de Teresópolis
Fogo foi controlado na tarde desta segunda. Preocupada com período de estiagem, Friburgo lança campanha de conscientização contra incêndios florestais
O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, foi atingido por um incêndio que começou nesse domingo, dia 12.
As chamas só foram controladas durante a tarde desta segunda-feira, 13, pelas equipes do Corpo de Bombeiros, ICMBio, PrevFogo-Ibama e do Parque Estadual dos Três Picos.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente calcula que 45 hectares foram destruídos pelo incêndio, mas o total da área ainda está em levantamento.
De acordo com a prefeitura, esse incêndio foi provocado por um balão que teria sido solto em Petrópolis, também na Região Serrana do Rio.
Como o artefato atingiu o cume de uma montanha, o acesso das equipes para fazer o seu recolhimento e as ações de combate ao incêndio florestal acabou sendo dificultado.
Ainda segundo o órgão municipal, o mesmo grupo de combate realiza, há anos, um trabalho conjunto de monitoramento para identificar e recolher eventuais balões na área do município.
Cidade vizinha faz campanha de prevenção a incêndios florestais
Os incêndios florestais provocados por queda de balão, infelizmente, estão se tornado cada vez mais comuns, mesmo sendo a prática considerada uma infração pela Lei de Crimes Ambientais, passível de detenção e multa.
Em Nova Friburgo, a prefeitura, juntamente com o Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, concessionárias Rota 116 e Águas de Nova Friburgo lançaram neste ano a Campanha de Conscientização, Prevenção e Mitigação de Incêndios Florestais.
O objetivo é levar informação à população e prevenir esse tipo de ocorrência, já que os incêndios florestais representam uma das maiores ameaças aos ecossistemas naturais, à biodiversidade, às comunidades rurais e urbanas e causam danos irreparáveis ao meio ambiente e à vida selvagem.
Segundo a prefeitura, foram instalados outdoors e banners em diversos pontos do município e divulgados ainda comunicados sobre os riscos que a soltura de balões provoca.
O subsecretário de Defesa Civil, Evi Gomes da Silva, alerta que o período é de estiagem e que, por isso, os cuidados para evitar a ocorrência de queimadas devem ser redobrados:
Balão é coisa do passado! Ele não escolhe o lugar onde vai cair. Isso traz um prejuízo muito grande para o meio ambiente e para as pessoas que moram em torno de onde ele cai.
Friburgo lança campanha para evitar ocorrência de queimadas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
O gestor ainda recomenda outros cuidados para evitar os casos de queimadas no período de estiagem, como o descarte de bingas de cigarro em locais adequados e limpezas de terrenos sem a colocação de fogo, pois ele pode se alastrar e perder o controle.
Denúncias
Soltura de balões e queimadas são crimes. Denúncias podem ser feitas através dos seguintes canais de comunicação:
193 – Bombeiros
190 – Polícia
199 – Defesa Civil
0300-2531177 – Linha Verde
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.