MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Programa forma alunos de Teresópolis para resistir às drogas e à violência

Iniciativa leva ações educativas às instituições de ensino visando ajudar os estudantes a reconhecer as pressões e as influências diárias que levam ao caminho da ilicitude

Por Redação Multiplix
13/12/18 - 12:23
Programa forma alunos de Teresópolis para resistir às drogas e à violência Formandos, familiares e convidados lotam a solenidade de encerramento do Proerd | Foto: Jorge Maravilha/Prefeitura de Teresópolis

Buscando oferecer uma oportunidade e tirar jovens do caminho das drogas, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) promoveu no final de semana passado, a formatura de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 16 escolas municipais e três colégios particulares. A cerimônia ocorreu na Igreja Lagoinha, no bairro Várzea, em Teresópolis, e a solenidade reuniu 700 estudantes.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas é realizado através de convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar, e é ministrado por agentes do 30º Batalhão de PM.

O programa leva às escolas ações educativas para ajudar os estudantes a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e para a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistir a elas.

Em 17 encontros semanais são abordados 17 temas com os alunos, como tabagismo, alcoolismo, efeitos do uso da maconha, da cocaína e do crack. Também são tratadas questões como amizade e bulliyng. Na formatura, são entregues os diplomas e as medalhas aos que se destacaram na redação final, que engloba tudo o que foi visto no curso.

Mesa de autoridades na formatura dos alunos do ProerdMesa de autoridades na formatura dos alunos do Proerd | Foto: Jorge Maravilha/Prefeitura de Teresópolis

“Com o tempo conquistamos a confiança dos alunos. Observamos a mudança de comportamento na vida deles e na dos pais também, pelos depoimentos que recebemos. Por exemplo, o filho aprende sobre os efeitos do tabagismo e do alcoolismo e cobra dos pais que eles deixem esses hábitos nocivos”, comentou o Sargento Amaral, que é um dos instrutores do programa.

A secretária de Educação de Teresópolis, Rosana Mendes, afirmou em seu discurso que “trabalhamos junto com a Polícia Militar por vocês, crianças e adolescentes, que são o futuro da nossa cidade, do nosso país. Que vocês não se envolvam com a violência e com as drogas. Pensem em tudo o que aprenderam ao longo desse trabalho maravilhoso que os instrutores fizeram nas nossas escolas. Fiquem longe de tudo o que pode atrapalhar a vida de vocês em sociedade. É o que nós queremos”.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.