MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Problemas no abastecimento de água causam transtornos para moradores em bairros de Nova Friburgo

Quem vive no Alto de Olaria, Bela Vista e Cônego relata torneiras secas, pouca pressão e longos intervalos no fornecimento

Por Matheus Oliveira
06/10/21 - 15:22
Problemas no abastecimento de água causam transtornos para moradores em bairros de Friburgo Moradores de bairros de Nova Friburgo sofrem com falta de abastecimento regular de água | Foto: Banco de Imagem

Moradores de bairros de Nova Friburgo, como Cônego, Bela Vista e Alto de Olaria, vem enfrentando problemas com o abastecimento de água, conforme relatos feitos à reportagem do Portal Multiplix e em redes sociais.

De acordo com o síndico de um conjunto residencial localizado no Cônego, Hamilton Pinto, o problema se arrasta há um mês.

Ele relata que o fornecimento vem ocorrendo de forma irregular e quando a água chega às residências, ela cai com pouca pressão.

“Estamos com um intervalo de quatro dias para o abastecimento, o que nos impede de manter regularidade de lavar roupas e até tomar banho. Um absurdo”, protesta Hamilton.

O síndico destaca que os moradores estão racionando a água, mas que a situação está insustentável.

“O racionamento já chegou ao ponto de ser desconfortável, pois não estamos conseguindo suprir necessidades básicas. Temos falta de água até para descarga sanitária", relata.

Até entendemos o racionamento, mas fornecer água sem pressão nos canos é uma forma de enganar os moradores, que recebem o mínimo possível de água em longos intervalos de tempo.

Hamilton ressalta ainda que os residentes do bairro estão buscando alternativas para superar o problema.

“Estudamos alternativas para atender nossas demandas, como fazer um poço artesiano. Além disso, estamos comprando água em vasilhames para suprir necessidades básicas ou recorrendo a casas de parentes para tomar banho”, detalha.

Mas o problema não se restringe ao condomínio. O advogado e coronel reformado da Polícia Militar, Celso Novaes, que também reside no Cônego, diz que faltou planejamento à empresa responsável pelo fornecimento de água na cidade e que várias ruas do bairro estão sem o serviço.

“Não houve planejamento por parte da concessionária, porque todos sabem da crise hídrica há um tempo. Posso confirmar que várias ruas do Cônego estão sem água. Eu tenho uma cisterna de 20 mil litros e, constantemente, estou ligando para pedir para o caminhão-pipa colocar água na minha caixa”, afirma.

Celso cita ainda as atitudes que vem tomando para economizar. “Quando vamos tomar banho, diminuímos o tempo para racionar. Quando o jardineiro chega, não deixo molhar as plantas. E estou avaliando uma maneira de aproveitar a água da chuva”, conclui.

Por fim, o síndico Hamilton Pinto desabafa. “Pagamos nossas contas e precisamos receber o nosso direito de cidadão friburguense. Todos nós precisamos de água e tanto a concessionária quanto as autoridades precisam cumprir com seu dever de provedor”, finaliza.

Alto de Olaria e Bela Vista

Nas redes sociais, moradores do bairro Alto de Olaria, próximo ao Cônego, também reclamam da falta de abastecimento.

Em publicações em um grupo do Facebook, nesta quarta-feira, 6, residentes do bairro Bela Vista, compartilharam prints do atendimento da concessionária, no qual a empresa informava que o abastecimento só seria retomado na quinta-feira, 7.

O que diz a empresa responsável pelo fornecimento de água

A concessionária Águas de Nova Friburgo, responsável pelo abastecimento, informou, em nota, que o bairro Cônego é atendido pelo Sistema Caledônia, um dos mais prejudicados pela estiagem.

A empresa explicou que para minimizar os impactos da temporada de falta de chuvas para os bairros atendidos pelo sistema, acionou, desde setembro, o Plano de Abastecimento Periódico, que visa equilibrar a distribuição e fornecer água de acordo com o perfil de consumo das localidades, de forma alternada e regular.

Os bairros atendidos pelo Sistema Caledônia são: Olaria, Alto de Olaria, Bairro da Graça, Cascatinha, Cônego, Granja do Céu, Sítio São Luís e Vargem Grande.

A concessionária disse ainda que apenas dois dos 14 mananciais responsáveis pelo abastecimento da cidade estão com níveis abaixo do necessário para o pleno fornecimento de água.

Já no Sistema de Abastecimento Campo do Coelho, também afetado pela estiagem, a distribuição de água está sendo realizada por meio de caminhões-pipa, segundo a empresa.

Além do abastecimento periódico, a fornecedora destacou que reforçou a frota de caminhões-pipa e está realizando operações entre sistemas com mais oferta de água para ampliar a distribuição.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.